sábado, 30 de novembro de 2019

ESA mostra fotos como ficariam dois asteróides com monumentos emblemáticos se chegassem à Terra



O sistema de asteróides Didymos e a Sagrada Família em Barcelona, ​​Espanha.
twitter / @ESA_Tech
O sistema binário de asteroides Didymos é composto por duas rochas espaciais, a maior delas com 780 metros de diâmetro.

A Agência Espacial Europeia (ESA) publicou nas redes sociais ilustrações espetaculares do sistema binário de asteroides Didymos, e como essas rochas espaciais ficariam em alguns monumentos emblemáticos caso chegassem à Terra.

Esse sistema cósmico consiste em dois asteroides: Didymos - 780 metros de diâmetro - e sua lua lunar Didymoon, de 160 metros. Embora Didymoon seja o menor desse sistema binário, seu tamanho é suficiente para destruir uma cidade, a ESA observa na sua conta no Twitter ao lado de uma ilustração dessa rocha espacial acima do edifício do Parlamento Britânico em Londres.

Didymoon e o Parlamento do Reino Unido em Londres.twitter / @ESA_Tech

Além disso, a 'lua' de Didymos "será o menor corpo natural que foi alvo de uma missão espacial, mas ainda é bastante grande em termos humanos " , escreveu a agência espacial em outra publicação, mostrando Didymoon sobre o Coliseu de Roma. (Itália)

Didymoon e o Coliseu, em Roma, Itália.twitter / @ESA_Tech

Em 28 de novembro, o Conselho Ministerial da ESA aprovou a missão Hera, cujo objectivo é testar as capacidades de desvio de asteroides que representam uma ameaça ao nosso planeta. Hera faz parte de um projecto maior que será realizado em colaboração com a NASA. Trata-se da AIDA (Avaliação de Desvio e Impacto de Asteroides), que além de Hera consiste na missão DART da agência espacial dos EUA.

O asteroide Didymos e a Torre Eiffel em Paris, França.twitter / @ESA_Tech

A ideia é fazer colidir em 2022 a nave DART contra Didymoon para alterar sua órbita ao redor Didymos. Dessa maneira, o impacto será estudado e quão viável seria para a humanidade desviar um corpo cósmico de sua trajectória, se alguma vez estivesse em processo de colisão com o nosso planeta. Mais tarde, Hera analisará a composição do menor desses dois asteroides.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário