terça-feira, 5 de novembro de 2019

NASA: No dia 11 de novembro acontecerá um raro evento astronómico


No próximo dia 11 de novembro, segunda-feira, grande parte das pessoas no mundo poderão testemunhar um raro evento astronómico. Será visível a passagem do planeta Mercúrio pelo Sol. De acordo com a NASA, este evento não voltará a ser presenciado da Terra até 2032.

Os trânsitos de Mercúrio acontecem apenas 13 vezes por século, por isso é um evento a não perder!

NASA: Mercúrio será visto da Terra a passar pelo Sol

O menor planeta do sistema solar também é o mais próximo da nossa estrela. Ocasionalmente, este passa em frente ao disco brilhante do Sol a partir da nossa perspetiva aqui na Terra. Apesar deste evento ter acontecido recentemente, em 2016, depois deste trânsito teremos que esperar mais 13 anos para ver o próximo.

Mercúrio começará a sua viagem através da nossa estrela na próxima segunda-feira pelas 12:30. Segundo a NASA, durante o espetáculo, que durará cerca de 5 horas, o planeta será visível como um ponto negro a passar em frente ao Sol. Todo o trânsito estará concluído pelas 18:30 horas. Nesse tempo de exposição, para podermos vislumbrar o planeta, serão necessários telescópios ou binóculos equipados com filtros solares protetores.

De acordo com a NASA, este fenómeno poderá ser observado em quase toda a América do Norte e do Sul, bem como na Europa, África e oeste da Ásia.
O trânsito de Mercúrio explicado

Mercúrio e Vénus são os únicos planetas que podem passar em frente ao Sol, do ponto de vista terrestre. Isto porque as suas órbitas estão entre o Sol e a órbita da Terra. A distância média deste planeta do Sol é de 57.909.175 quilómetros, ou cerca de 30% da distância média entre a Terra e o Sol.

Assim, esta dinâmica dos trânsitos são eventos raros. Da Terra, Mercúrio pode ser visto a mover-se através da face do Sol cerca de 13 vezes a cada cem anos, em média. Contudo, para que um trânsito ocorra, o planeta tem que estar no lugar certo na hora certa.

O nome deste evento, trânsito de Mercúrio, resulta da proximidade deste astro com a sua (e nossa) estrela. Este é o menor e mais interno planeta do Sistema Solar, orbitando o Sol a cada 87,969 dias terrestres. Em termos de comparação, Mercúrio tem um tamanho entre o tamanho da Terra e a Lua.

Mercúrio é um dos quatro planetas telúricos do Sistema Solar e o seu corpo é rochoso como a Terra. Este é composto sobretudo por ferro e tem uma atmosfera extremamente fina, formada por hélio, oxigénio, hidrogénio, mas também por sódio e potássio.

Fonte: Pplware

Sem comentários:

Enviar um comentário