segunda-feira, 22 de junho de 2015

Estado Islâmico prepara-se para arrasar Palmira


O movimento terrorista, que ocupou a cidade Património da Humanidade há um mês, terá minado o conjunto de ruínas greco-romanas.

De acordo com o jornal Guardian, que cita a France Press, é essa a informação que foi transmitida ao responsável pelas antiguidades do governo sírio, bem como ao Observatório Sírio dos Direitos Humanos.





Os militantes do estado islâmico terão colocado os explosivos durante o dia de sábado.

O diretor do Observatório admite no entanto que pode tratar-se de uma medida defensiva, uma forma dos extremistas dissuadirem as tropas sírias de tentarem tomar a cidade.

"Não sabemos se eles pretendem mesmo explodir as ruínas ou se apenas pretendem travar o avanço das forças do regime", disse Rami Abdel Rahman.

O responsável pelas antiguidades sírias também está preocupado. Maamoum Abdulkarim diz que tem "informação transmitida pela população de Palmira de que foram colocadas minas na zona do templo. Espero que essa informação não seja verdadeira, mas estou preocupado".

Abdulkarim deixou um apelo "aos que vivem em Palmira, aos chefes tribais e aos lideres religiosos que intervenham e impeçam que aconteça lá o que já aconteceu no norte do Iraque [onde o estado islâmico destruiu vários locais de valor histórico]. Estou muito pessimista e sinto-me triste".

A cidade de Palmira, no centro da Síria, foi tomada pelo movimento extremista no dia 21 de maio.

Fonte: TSF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...