terça-feira, 7 de julho de 2015

Uma ilha remota com um povo demasiado perigoso

Vivem na ilha até 400 pessoas, mas ninguém sabe ao certos estes números
É considerada a ilha mais remota do mundo: quem pisar a praia da Sentinela do Norte acaba morto. Este povo indiano não quer contacto com o exterior e a floresta nunca foi explorada.

Há uma ilha no Oceano Índico, a este do Golfo de Bengala, onde nenhum forasteiro é bem-vindo: quem se aproxima da costa arrisca a vida. Apesar de ser habitada há 60 mil anos, o povo da Ilha Sentinela do Norte estão de portas fechadas para o mundo moderno: preferem continuar a viver isolados, com armas rudimentares e modos violentos.

Os habitantes da Ilha Sentinela do Norte defendem o território com recurso a armas e ataques violentos. Imagem: Christian Caron

A agressividade deste povo é tão grande que o governo da Índia, a quem a ilha pertence, viu-se obrigado a delinear um perímetro de segurança de três milhas em redor da mesma, conta o ABC.

Depois do grande tsunami de 2004 no Pacífico, foram enviados meios aéreos para sobrevoar a ilha e tentar perceber o impacto em Sentinela do Norte. Mas foram recebidos com lanças de fogo e pedras, levando à decisão de manter a ilha isolada conforme a vontade da população local.

Uma aproximação perigosa à ilha mais remota do mundo. Imagem: Associated Press

Ainda assim, em 2006, alguns pescadores britânicos ilegais desafiaram a lei indiana e atravessaram o perímetro de segurança. Conseguiram mesmo alcançar a costa, mas terão sido mortos pelos habitantes (há outra teoria, a de que não terão sobrevivido às condições naturais e aos animais predadores), uma prova da hostilidade destes indianos e do quão determinados estão em não manter contacto com o exterior, escreve o ABC.

Estas são as únicas imagens recolhidas do povo da ilha. Aqui, um dos habitantes tenta atacar com uma lança um helicóptero. Imagem: Survival International

Esta pode ser o povo mais isolado do mundo, na ilha mais virgem do planeta. Os habitantes da Ilha Sentinela do Norte impossibilitaram até aqui que se estudassem os seus costumes, idioma, rituais e tradições: sabe-se apenas que andam nus e que usam armas de pedra e madeira, o que lhes valeu a alcunha de “povo da Idade da Pedra”.

A ilha nunca foi explorada. As imagens que existem foram captadas por satélite ou então por aventureiros que se aproximam da costa, arriscando a vida.

Ilha Sentinela do Norte captada por um satélite a serviço da NASA.

As dezenas de milhares de anos de isolamento completo podem ser também um perigo para os locais, uma vez que não têm imunidade a doenças consideradas normais e comuns para a maioria e qualquer contacto com forasteiros pode ser fatal.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...