quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Conheça o relógio inteligente Samsung Gear S2 ao pormenor

Samsung Gear S2

A Samsung está de ambições renovadas no mercado dos relógios inteligentes, muito por causa da pressão causada pela concorrência. Como resultado surgem os Gear S2, possivelmente os relógios mais ambiciosos da empresa até ao momento.

A Samsung espicaçou os consumidores e os internautas durante várias semanas relativamente ao Gear S2. Mas a verdade é que o anúncio acabou por surgir sem grande pompa, sendo que a circunstância é a realização da IFA 2015, que vai está a decorrer na Alemanha.

Mas a verdade é que o Gear S2 é diferente daquilo que a principal concorrência tem apresentado, sobretudo ao nível de estratégia. A personalização dos equipamentos ainda é limitada - ao contrário do Apple Watch - e a aposta no Tizen contrasta por exemplo com o cada vez mais aberto Android Wear.

Se anda à procura de um relógio inteligente, fique a conhecer ao pormenor esta proposta da Samsung que entra diretamente para o segmento dos “topo de gama” dos smartwatches que existem no mercado.

O que há afinal para saber sobre o Samsung Gear S2?

Design
Mais fotos AQUI
Olhando para o que a Samsung fez até aqui ao nível de relógios inteligentes, o design é a maior característica diferenciadora do Gear S2. A tecnológica sul-coreana optou por um design redondo e numa moldura do relógio que é rotativa - permite interagir com as aplicações e com o interface geral do wearable.

O corpo principal do relógio é construído em metal que pode ser preto ou prateado, dependendo dos modelos. A versão Gear S2 Clássico vem acompanhada com um bracelete em pele, enquanto a versão Básica vem com um bracelete em plástico.

O aspeto do smartwatch é minimalista e apresenta apenas dois botões: um para validar as ações e outro para retroceder nos menus.

Características

Mais fotos AQUI
As duas versões do relógio apresentam um ecrã AMOLED de 1,2 polegadas com uma resolução de 360x360 píxeis, o equivalente a uma concentração de 302 píxeis por polegada.

O processador é de dois núcleos a 1Ghz, enquanto o armazenamento interno é anunciado como sendo de 4GB, ainda que nem todo o espaço estará disponível para uso pessoal. Já a memória RAM é de 512MB.

Ao nível de conexões os relógios suportam redes Wi-Fi, ligações NFC e Bluetooth 4.1, para a ligação com smartphones ou auriculares. Há uma versão do Samsung Gear S2 Básico que suporta redes 3G, o que permite usar o relógio de forma independente, sem precisar de qualquer ligação ao telemóvel.

Apesar do grande número de ligações sem fios suportadas, a Samsung garante que o relógio tem uma autonomia que varia de dois a três dias, graças à bateria de 250mAh. O modelo 3G tem uma bateria um pouco maior.

Quanto às dimensões, os Gear S2 apresentam-se com 11,4 milímetros de espessura - mais do que os 10,3mm do Apple Watch, mas ligeiramente menos que os 11,5 mm do Motorola Moto 360 original. São ainda resistentes a poeiras e à água, não se sabendo qual a profundidade máxima que podem atingir.

Destaque final para os sensores que marcam presença nos relógios: acelerómetro, giroscópio, contador de batimentos cardíacos, sensor de luminosidade e barómetro.

Interface e aplicações
Apesar de estar apresentado oficialmente, será preciso esperar pela abertura de portas da IFA, em Berlim, para saber como funciona de facto o relógio. Sabe-se que a moldura rotativa vai desempenhar um papel importante no controlo do interface, como revela este vídeo da empresa:

Uma outra questão que só ficará respondida nos próximos dias é relativamente a aplicações. Os Gear S2 usam o sistema operativo da tecnológica sul-coreana, o Tizen OS, que apesar de contar com o apoio de alguns nomes, como a Nike, ainda precisa de conseguir muitos mais para fazer frente às centenas de aplicações que já existem no Watch OS da Apple e no Android Wear da Google.

Preço e disponibilidade
Sabe-se que os relógios vão chegar ao mercado ainda este ano, mas isso só deverá acontecer no último trimestre. Ainda não há nenhuma informação oficial relativamente a Portugal.

Quanto ao preço a Samsung também não adiantou nenhum valor.

O que se sabe é que a empresa vai ter vida difícil ao nível da concorrência: além do arqui-rival Apple Watch, há uma nova geração do Moto 360 da Motorola, um relógio acessível no preço por parte da Asus e um outro smartwatch muito estiloso da Huawei. Isto sem contar com as dezenas de modelos que já estão no mercado.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...