quarta-feira, 14 de outubro de 2015

"O Irmão" do meteorito de Chelyabinsk pode atacar a Terra


O 'irmão' do meteorito de Chelyabinsk que causou pânico depois de cair nos Urais russos em 15 de fevereiro de 2013 poderia ter um impacto com a Terra várias vezes durante este século, de acordo com o cientista Victor Grojovsky membro do comité de Meteoritos da Academia Russa de Ciências.

"Neste século XXI, o meteorito em Chelyabinsk (Urais, Rússia), foi o primeiro grande corpo celeste que chocou contra a Terra, mas é possível que uma ou duas colisões ocorrem antes de 2100", disse Victor Grojovsky. As bases científicas dos seus pressupostos está na análise de estatísticas de eventos causados ​​por meteoritos durante os últimos séculos, relata a agência TASS.

Ao mesmo tempo, Grojovsky lamenta que, depois de Chelyabinsk, alguns especialistas queria criar um programa especial para monitorizar e proteger o nosso planeta dos perigosos corpos celestes através de vários satélites, mas ainda não poderam desenvolver o projeto. "Isso significa que temos um ano e meio de atraso em termos de prever a convergência dos meteoritos com a Terra", lamenta o cientista.

Os meteoritos maiores chocam com o nosso planeta aproximadamente duas ou três vezes a cada 100 anos. De acordo com esse cálculo, no século XX, o ciclo começou a 30 de junho de 1908 com o meteorito de Tunguska, que abalou a região da Sibéria. Então Grojovsky lembra que haverá, pelo menos dois outros grandes impactos.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...