terça-feira, 24 de novembro de 2015

«Dragão azul»: Rara lesma do mar filmada na Austrália

«Dragão azul»: Rara lesma do mar filmada na Austrália

Uma lesma do mar conhecida por «dragão azul» deu à costa em Queensland, na Austrália, e uma utilizadora do Facebook divulgou um vídeo da ocorrência.

Os oceanos estão recheados de criaturas curiosas que muitos de nós nunca terão oportunidade de ver. Uma delas é a Glaucus atlanticus, também conhecida por «frota azul» ou «andorinha do mar», de acordo com o hypescience.com.


Os elementos desta espécie estão presentes normalmente em águas tropicais, e são encontradas a flutuar de «barriga» para baixo.

Dispõem de um eficaz sistema de camuflagem: são azuis de um lado, confundindo-se com o próprio oceano e o reflexo do céu (para quem as vê de cima); e são prateadas no outro, escapando dos olhares dos predadores (que as avistam de baixo), confundindo-se com a película da superfície da água.

Apesar do aspecto «alegre» e colorido, trata-se de um ser perigoso devido à sua picada venenosa, um dos seus mecanismos de defesa.

O «dragão azul» apresenta seis apêndices, que usa tanto para se locomover, numa espécie de «natação»; como para caçar, agarrando-se à presa.

Ocasionalmente canibal, a sua dieta passa essencialmente por hidrozoários e caravelas portuguesas (Physalia siphonophore, ver galeria).


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...