quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Li-Fi: A Internet super-rápida através das lâmpadas

pplware_lifi00

A sua Internet vai chegar pelas lâmpadas de sua casa cerca de 170 vezes mais rápida (teoricamente) do que tem agora por Wi-Fi (considerando a norma 802.11ac wave 1, com um throughput máximo de 1.3 Gbps). Agora pense… com uma velocidade ultra-sónica, com o Li-Fi vai descarregar um filme 4K em poucos segundos.

Lembra-se de termos falado aqui há uns meses nesta tecnologia? Pois bem, ela está muito perto de entrar em sua casa e já foram feitos testes em ambiente real.

Li-Fi, a alternativa supersónica ao Wi-Fi, já o havíamos aflorado em 2011, num artigo que mostrava na altura haver espaço para uma nova tecnologia. Se nessa altura ainda só se falava em velocidades reais de uns 3 Mpbs, apesar das projecções teóricas apontarem para velocidades que podem chegar aos 224 Gbps (gigabits por segundo), os responsáveis pelo projecto anunciaram recentemente que conseguiram chegar a 1 GBps (aprox. 8 Gbps) em cenários reais.

A esta velocidade real, um filme ou qualquer conteúdo de “gigas” pode ser descarregado em segundos e isso transpõe a própria Internet para uma nova dimensão. De facto, num teste piloto elaborado pela startup Velmenni, da Estónia, a tecnologia foi testada em escritórios e ambientes industriais em Tallinn.


A tecnologia Li-Fi usa as luzes para transmitir a informação pelo ar. Sabemos que a fibra óptica já usa a luz para transportar dados em alta velocidade, recorrendo à reflexão da luz nas fibras que além de uma velocidade altíssima permite que não haja qualquer perda pelo caminho. E é por isso que os cabos transatlânticos, que muitas vezes falamos, transportam fibra óptica que leva a Internet por esse mundo fora.

Contudo, transmitir informação pelos raios de luz através do ar é muito mais difícil, isto por não há “um túnel de luz”, para guiar o sinal para o levar até onde tem de ir.

O CEO da Velmenni, Deepak Solanki, referiu que a empresa está nesta altura a fazer alguns testes piloto com diferentes empresas recorrendo à tecnologia VLC (visible light communication). Para isso desenharam uma lâmpada inteligente para ser aplicada em ambientes industriais quando há necessidade da comunicação ser feita pela tecnologia Li-Fi.

We are also doing a pilot project with a private client where we are setting up a Li-Fi network to access the internet in their office space.
Concluiu Solanki

A tecnologia está também a ser testada pela companhia aéreas, que pretender ter nos aviões ligações à Internet, assim como as agências de segurança, pelo potencial em termos de segurança, pois pode-se circunscrever a comunicação apenas onde há luz e pode ser importante para certas agências de “inteligência”.

Será o Li-Fi a tecnologia que baterá o Wi-Fi?






Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...