quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Como eliminar da Microsoft as chaves de cifra do Windows 10


As questões de segurança associadas ao Windows 10 têm marcado o ano de 2015 deixando muita desconfiança nos utilizadores sobre o que é feito com os seus dados.

A mais recente descoberta mostrou que as chaves de cifra do Windows 10 estão guardadas nos servidores da Microsoft, expostas a qualquer um que lhes consiga aceder. Mas felizmente estas podem ser eliminadas de forma permanente, veja como o fazer.

Estas chaves são usadas par cifrar os dados que estão nos discos dos computadores dos utilizadores, garantindo a segurança necessária caso estes sejam furtados ou se lhes tentarem aceder inadvertidamente. Este mecanismo está activo por omissão em máquinas novas e esta é uma segurança que muitos têm sem que na verdade o saibam.

O que foi descoberto agora foi que para além destas chaves poderem ser guardadas pelos utilizadores, as mesmas estão a ser enviadas para a Microsoft.

Como a segurança das contas Microsoft pode ser quebrada, recorrendo a algo tão simples como a famosa engenharia social, estas chaves acabam por estar expostas. Felizmente existe uma forma simples de as eliminar da Microsoft de forma permanente.

Antes de iniciarem o processo de eliminação das chaves, devem fazer e guardar uma cópia das mesmaspara se necessitarem delas mais tarde.


Como eliminar as chaves de cifra dos servidores da Microsoft

Em poucos minutos os utilizadores que o pretendam podem ver as suas chaves eliminadas de forma permanente dos servidores da Microsoft. Esta é uma informação que está associada à conta de cada um dos utilizadores e por isso pode ser acedida com os seus dados.

Naveguem num browser para o endereço onedrive.live.com/recoverykey e vão ver ai as chaves associadas às máquinas onde entraram com as suas contas.


Para as eliminarem só precisam de expandir a chave, carregando na seta que está antes de cada uma. Vai ser mostrada informação adicional de cada chave e no final vão encontrar a opção Eliminar.

Para terminarem esse passo será mostrado um pedido de confirmação, a que devem responder afirmativamente.


É claro que antes de realizarem este processo devem garantir que guardam as chaves para posterior utilização, em caso de necessidade.

Também apenas o devem fazer se sentirem que os vossos dados estão expostos e que por alguma razão estes podem ser acedidos por terceiros mal intencionados.

Alerta

O Pplware não se responsabiliza pela perda de informação que possa advir da eliminação destas chaves de cifra. Ao fazerem a sua eliminação os utilizadores devem garantir que é feita uma cópia das mesmas para posterior utilização.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...