sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Jekyll – Crie sites e blogs em poucos segundos


Com os avanços das tecnologias direcionadas para a Internet é comum hoje encontrarmos plataformas para quase tudo. Um desses exemplos é a plataforma Jekyll que permite criar sites em poucos segundos, a partir de qualquer nota pessoal, e sem qualquer complicação.

Vamos aprender a instalar esta plataforma.

Uma das vantagens do Jekyll comparativamente a muitos outros CMS é o facto de não necessitar de base dados! A plataforma tem sistema de comentários (incluindo moderação de comentários) e suporte HTML e CSS.

Como instalar no Ubuntu 15.10?

Para instalar o Jekyll basta que siga os seguintes passos:

Passo 1) Instalar o Ruby

sudo apt-get install ruby-full

Passo 2) Instalar o Jekyll usando o gem

sudo gem install jekyll

Uma vez instalada a plataforma vamos criar o nosso primeiro website. Para isso vamos posicionarmos-nos em /home e executar o seguinte comando:

sudo jekyll new pplware.try


Acedendo à directoria criada deveremos ver a seguinte estrutura.


Vamos agora meter o site online. Para isso basta usar o seguinte comando, sendo que 192.168.1.187 é o endereço IP da máquina que usamos para este tutorial.

sudo jekyll server --host 192.168.1.187 &


Depois basta abrir um browser com o endereço definido, seguido do porto 4000. O resultado deverá ser idêntico ao apresentado na imagem seguinte.


Para quem precisa de um serviço rápido de publicação de conteúdos, o jekyll é sem duvida uma boa opção. Para quem precisar de perceber como funciona a gestão de conteúdos/posts, basta que consulte a página do projecto aqui.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...