quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

O cometa Catalina passa pela primeira vez perto da Terra e será visível a olho nu


"É um vagabundo que carrega no seu ventre Genesis informações do nosso sistema solar, e teremos apenas dois meses para tentar conhece-lo."

O cometa C / 2013 US10, vulgarmente conhecido como Catalina, visita pela primeira vez o Sistema Solar, e será observável a olho nu nos próximos dias, conforme relatado pelo Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC). 

Uma das particularidades deste cometa é que, mantendo-se na Nuvem de Oort, uma nuvem esférica em torno do sistema solar a uma distância de cerca de um ano luz solar, sua trajectória mudou devido a um "impulso de gravidade" causada pela passagem de uma estrela próxima, redireccionando-lo para o interior do nosso sistema. 

"É um vagabundo que carrega no seu ventre detalhes da génese de nosso sistema solar, e nós só teremos dois meses para tentar saber", diz IAC, cujo os telescópios já apontam para o céu para "caço-lo ' quando passar perto da Terra.

Os especialistas calculam que Catherine tem uma órbita hiperbólica e, portanto, só nos visita uma vez e, em seguida, deixar o sistema solar após a passagem pelo periélio (abordagem mais próxima do Sol). 

A 31 de dezembro Catalina estará apenas a um grau da estrela Arcturus, a estrela mais brilhante do céu para aqueles que vivem no hemisfério norte. A aproximação à Terra irá ocorrer a 17 de janeiro de 2016, quando passar a 108 milhões de quilómetros de nosso planeta.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...