terça-feira, 22 de dezembro de 2015

SpaceX faz história ao aterrar com sucesso o foguete Falcon 9


Hoje deu-se um pequeno passo para a humanidade mas um grande passo para a tecnologia espacial. A empresa SpaceX, esta noite, fez história ao lançar e conseguir aterrar com sucesso a nave Falcon 9 que saiu do Cabo Canaveral, na Flórida, para colocar no espaço vários satélites.

Depois de 4 tentativas falhadas, a empresa de transporte espacial, pertencente ao conhecido Elon Musk, conseguiu um feito nunca antes alcançado.

Este é o maior passo para a empresa, fundada pelo homem que no curriculum tem a co-fundação do PayPal e da Tesla. Elon Musk, pode agora acrescentar o feito de ter consegui lançar e aterrar, sem problemas, a sua criação. Mas nem tudo foi fácil, lembramos que foram vários os insucessos, tendo mesmo no passado mês de Junho, uma Falcon 9 ter explodido na tentativa de aterragem.

Conquista do Espaço – Este é um feito enorme de empresas privadas

O foguetão colocou em órbita, como estava planeado, 11 satélites. Estes satélites são de comunicação que irão servir a empresa americana Orbcomm, cliente da SpaceX.

Mas porque é um dia histórico?

Basicamente porque ao levar os satélites para o espaço, além de outros produtos (cápsulas de manutenção), a nave de transporte, o foguete, volta sem danos materiais (sem perda total de equipamento). De salientar ainda os “baixos custos” para este tipo de operação.


Assim, com esta tecnologia de reutilização, as empresas privadas poderão agora colocar projectos no espaço com muito mais facilidade poupando milhões de dólares que antes eram necessários para desenvolver ou pagar o “transporte” que tinha perda total após a colocação do material em órbita.

Agora, estes veículos irão funcionar como uma espécie de táxi espacial, voltando e podendo ser de novo utilizado, contrastando com os convencionais que era “descartáveis”.


Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...