quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Uma falha electrica tornou o desaparecido voo MH370 da Malásia num 'zombie' sem rumo


Uma falha de eléctrica repentina foi a causa do desaparecimento do Boeing 777 da Malaysian Airlines perdeu a comunicação com a sala de controle uma hora depois de descolar do Kuala Lumpur e voou como um 'zombie' sem rumo até que ficou sem combustível. É a conclusão de uma investigação detalhada que envolveu especialistas australianos.

Segundo o relatório divulgado pelo Serviço Australiano de Segurança dos Transportes (ATSB sigla em Inglês), uma falha de energia numa das fontes de abastecimento da aeronave pode ter danificado o principal sistema de comunicação e activação do piloto automático, publica o Daily Mail.

Investigadores do acidente revelaram que após de cerca de uma hora e meia de voo da aeronave esta tentou comunicar com Terra, enviando um sinal através do dispositivo conhecido como Unidade de Dados de Satélite (SDU sigla em Inglês), que permite estabelecer uma relação ar-terra através de uma rede de satélites. Solicitação automática enviada por essa unidade conhecida como "aperto de mão" (handshake), que lhe permite ligar dois computadores sem intervenção humana, pode ter sido causado após uma queda de energia e a activação de um sistema de energia de emergência.

O ATSB argumenta que um incêndio no compartimento de carga da frente pode ter danificado o principal sistema de comunicação da aeronave que torna impossível a tripulação  comunicar-se directamente com Terra. No entanto, o sistema de controlo da SDU, que está localizado no tejadilho da cabina, não danificado, por isso acredita-se ter enviado sinais horas após o desaparecimento do MH370.

Sinais posteriores gradualmente permitiu aos especialistas localizar a posição da aeronave no sul do Oceano Índico.Barcos de busca já cobriram 75.000 quilómetros quadrados da área de rastreio, que chega a 120.000 quilómetros quadrados. 

Ainda desconhecida a causa exacta da falha no sistema de comunicação e até mesmo a possibilidade de que houve uma ação deliberada pelo capitão ou o primeiro oficial de sabotagem da aeronave ou uma desesperada e falha na tentativa de interromper temporariamente o gerador eléctrico é contemplado de forma a resolver um problema técnico.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...