domingo, 3 de janeiro de 2016

Facebook: Não partilhe esta mensagem! É um hoax


Se é utilizador do Facebook certamente já viu no perfil de algum dos seus amigos a seguinte mensagem:

Com o final de 2015 e início de 2016, alguns utilizadores do facebook voltam a ser enganados por “boatos falsos”! Depois dos concursos “fantásticos”, desta vez circula uma mensagem sobre os direitos de autor, que está a ser partilhada por milhares de utilizadores e que aparentemente limita a divulgação, copia, distribuição ou transmissão de algum dado pessoal ou conteúdo (fotografia, vídeo, etc).

Apesar de não ser propriamente uma novidade este tipo de mensagens, designadas de hoax (histórias/informação falsa) a verdade é que os utilizadores continuam a acreditar e a partilhar!

Hoje, dia x de Janeiro de 2016, em resposta às novas directrizes do Facebook e, em particular na decisão de usar ou não o Facebook após 1 de Janeiro de 2016, nos termos dos artigos L.111, 112 e 113 do código de propriedade intelectual, quero aqui declarar que os meus direitos estão ligados a todos os meus dados pessoais (desenhos, pinturas, fotos, textos, música, lista não exaustiva) publicados no meu perfil. Eu proíbo o Facebook, e também funcionários, alunos, agentes e outro pessoal sob a direcção do Facebook de divulgar, copiar, distribuir, transmitir ou tomar quaisquer outras providências contra mim com base neste perfil e/ou seu conteúdo. Para uso comercial ou outro do exposto é necessário o meu consentimento por escrito em todos os momentos.

O conteúdo do meu perfil contém informações privadas. A violação da minha privacidade é punida pela lei (UCC 1-1-1-103 308 308 e o estatuto de Roma).

Facebook agora é uma entidade de capital aberta. Todos os membros são convidados a colocar um aviso deste tipo, ou se preferirem, podem copiar e colar esta versão. Se você não publicou esta declaração pelo menos uma vez, você permite tacitamente a utilização de elementos como as suas fotos, bem como as informações contidas na actualização de perfil.

Mesmo com um texto estranho e com leis desconhecidas, os utilizadores têm vindo a partilhar este mensagem, convictos que de facto o texto nela contida serve para alguma coisa. Na verdade trata-se de um hoax, sendo que os termos de utilização da rede social são iguais para todos e definidos pelo próprio Facebook (não é o utilizador que os define). Essa informação pode ser consultada aqui.

Se tem amigos que estão a partilhar esta mensagem passe-lhes o link deste artigo e alerte-os para outros boatos e esquemas que vão circulando pela maior rede social. Estejam atentos, que nós também!

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...