terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Stephen Hawking prevê desastre provocado pelo homem e abandono da Terra

Stephen Hawking prevê desastre provocado pelo homem e abandono da Terra

O físico britânico Stephen Hawking afirmou que a humanidade corre o risco de ter de enfrentar uma série de perigos criada por ela mesma como guerras nucleares, aquecimento global e vírus criados pela engenharia genética. O cientista disse também que o progresso na ciência e na tecnologia criará «novas formas de as coisas darem errado».

Hawking é o convidado deste ano para proferir as Reith Lectures, da BBC - que desde 1948 convida pessoas de projeção pública para uma série anual de palestras transmitida pelo rádio (pela BBC Radio 4).

Nas suas palestras, o físico explora a pesquisa em buracos negros. O alerta que fez, entretanto, veio como resposta à pergunta de um membro do público.

O físico prevê que a humanidade enfrentará sérios apuros no futuro e que a sua sobrevivência dependerá da capacidade de colonizar outros planetas.

«Apesar de a possibilidade de um desastre no planeta Terra num determinado ano poder ser bem baixa, isto vai acumular-se com o tempo, e transformar-se numa quase uma certeza para os próximos mil ou dez mil anos», disse Hawking.

«Até lá já deveremos ter-nos espalhado pelo espaço e para outras estrelas, por isso um desastre na Terra não significará o fim da raça humana.»

«Mas não vamos conseguir estabelecer colónias auto-sustentáveis no espaço nos próximos séculos, por conseguinte temos que ser muito cuidadosos neste período», afirmou Hawking.

É irónico que um nome tão importante da ciência identifique o progresso científico como uma grande fonte de novas ameaças.

Em ocasiões anteriores, Hawking destacou o risco potencial de a inteligência artificial se tornar uma séria ameaça para a raça humana.

Mas o físico insiste que a humanidade encontrará sempre formas de lidar com problemas que surgirem.

«Não vamos parar de progredir, ou reverter (o progresso), então temos que reconhecer o perigo e controlá-lo. Sou optimista e acredito que conseguiremos.»

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...