sábado, 13 de fevereiro de 2016

Cientistas encontram novos depósitos de oxigénio

estrutura interna da Terra

As mudanças na estrutura molecular do minério de ferro no núcleo da Terra podem significar que a Terra tem uma camada de oxigénio líquido, que contém 10 vezes mais oxigénio do que toda a atmosfera.

Uma equipe de geofísicos russos e alemães descobriram uma nova camada no núcleo da Terra, que se acredita que seja composto por oxigénio líquido.

Enquanto o oxigénio geralmente continua sendo um gás com temperaturas elevadas, o seu ponto de ebulição sobe em ambientes de alta pressão. Os investigadores fizeram a descoberta colocando amostras de minério de ferro em um dispositivo de aquecimento a laser numa câmara de alta pressão, que mostrou que os óxidos de ferro que estão alegadamente no centro da Terra emitem oxigénio.

«A quantidade do oxigénio produzido pela formação de Fe5O7 pode ser 8-10 vezes maior do que a massa do oxigénio na atmosfera moderna," de acordo com o artigo que foi publicado com base na pesquisa.

De acordo com os pesquisadores, o oxigénio líquido na maioria das vezes escorre dos depósitos de minério de ferro submarinos para o núcleo da Terra através de fendas continentais.

Permanece desconhecido o que acontece com o oxigénio líquido, se ele reage com o manto circundante ou sobe para as camadas mais altas. A influência do oxigénio líquido na atmosfera da Terra e clima também permanece desconhecida.

Ler mais AQUI 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...