sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Sistema da Google adivinha onde uma foto foi tirada só por "olhar" para ela


Modelo de inteligência artificial é desenhado de forma a simular o funcionamento do córtex visual do ser humano

A Google desenvolveu um sistema de "inteligência artificial" capaz de adivinhar, com um elevado grau de precisão, o local em que uma fotografia foi tirada analisando as pistas visuais que aí encontra.

O projeto, chamado PlaNet, é dos engenheiros informáticos da Google Tobias Weyland e James Philbin, em parceria com o programador Ilya Kostrikov.

O sistema utiliza, para "aprender", os dados de 91 milhões de imagens, com a respetiva localização. Cada imagem é relacionada com uma das 26 mil áreas que os programadores dividiram o planeta. Estes "retângulos" têm dimensões diferentes, consoante a quantidade de características únicas da região - grandes cidades têm um grande número de imagens, enquanto zonas desabitadas e oceanos não têm qualquer foto associada.

O PlaNet, cuja rede informática é desenhada de forma "neuronal", simulando o funcionamento do córtex visual do ser humano, "observa" uma qualquer fotografia, tenta reconhecer formas nela contidas e, comparando com o que "conhece" das imagens genéricas, tenta adivinhar o local representado.

Segundo escreve a Forbes, o sistema funciona mesmo não se tratando de imagens paisagísticas, sendo capaz de procurar pistas em fotos de interiores ou com pessoas ou animais em primeiro plano.

Os investigadores escrevem no artigo publicado na base de dados científica ArXiv, da Universidade de Cornell, que o PlaNet acerta em 3,6% das imagens quando lhe pedem para adivinhar qual a rua representada, valor que sobe para 10,1% relativamente à cidade em causa. "28,4% das imagens são localizadas de forma correta ao nível do país e 48% ao nível continental", escrevem os autores.

Números que à primeira vista não parecem excecionais, mas bem melhores do que os conseguidos por seres humanos. Posto perante 10 utilizadores do site GeoGuesser, no qual se pergunta qual o local representado numa foto do Google Street View, o Planet venceu 28 dos 50 competições realizadas, com respostas de mais do dobro da precisão geográfica do que os viajantes testados.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...