quinta-feira, 10 de março de 2016

Paris prepara-se para a inundação do século

Imagem mostra como ficaria Paris em caso de inundações catastróficas
Autoridades francesas estão a realizar exercícios para preparar os serviços de emergência para possíveis inundações catastróficas na capital

Para as autoridades francesas a questão não é se vai acontecer, mas sim, quando irá acontecer. Paris poderá enfrentar inundações catastróficas e as autoridades querem garantir que haverá uma resposta apropriada. "Pode ser daqui a cinco, dez ou 20 anos, mas irá acontecer", salientou Jean-Paul Kihl, responsável na Câmara de Paris pela segurança e defesa na capital.

As últimas grandes cheias foram em 1910, com as águas do Sena a subirem oito metros devido a chuvas torrenciais. Se algo idêntico acontecer na atualidade, as previsões apontam para prejuízos na ordem dos 20 mil milhões de euros. Cerca de 830 mil pessoas vivem em zonas sujeitas a inundações e mais de metade poderá ser afetada diretamente. Cem mil negócios também sofrerão diretamente com as inundações, estando em causa 750 mil empregos.

Paris Flood, 1910. Photograph by Leonard Misonne - History in Pictures
A operação "Sequena 2016" começou na segunda-feira e irá prolongar-se por duas semanas, segundo o jornal The Local. O objetivo é "melhorar a coordenação entre as autoridades estatais e locais e também fazer com que a população fique mais consciente" do que poderá acontecer. "Porque isto [inundação] vai acontecer e precisamos de estar preparados", salientou Jean-Paul Kihl. "Este é o primeiro exercício realizado a esta escala na região", acrescentou.

Um vídeo demonstra o que poderá acontecer em Paris se a cidade for afetada pela inundação do século.

Um dos exercícios constará em criar barricadas nas estações de metro para evitar que a água chegue às plataformas, as rádios irão emitir alertas e prisioneiros serão evacuados. Bombeiros, polícia, médicos, empresas de transportes, todos participarão nos exercícios, que contarão ainda com a colaboração de uma empresa que fornece eletricidade.


Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...