sábado, 2 de julho de 2016

ÁUDIO: Ouça o som 'infernal' de Jupiter


Os cientistas tiveram a oportunidade de ouvir o que se sente ao entrar no "território" de Júpiter.

A sonda espacial Juno da NASA entrou na magnetosfera de Júpiter, onde o movimento de partículas no espaço é controlada pelo que acontece dentro do planeta, informa a página da agência espacial norte-americana.

"[A sonda] acaba de cruzar a fronteira, justo na zona de Júpiter", disse o pesquisador Scott Bolton. "Ela está-se aproximando do planeta e já obteremos dados valiosos."

A sonda Juno partiu de Cabo Canaveral (Flórida, EUA), em agosto de 2011 e quase concluído a sua viagem ao gigante de gás. Ao cruzar o arco de choque e entrar no campo magnético do gigante gasoso, os cientistas foram capazes de gravar a 24 de junho , um som estranho, descrito por um jornalista do Gizmodo como o som de um "voo para o inferno."

"Realmente fomos capazes de sentir o que se ouve quando na entrada do território de Júpiter", disse Bolton numa conferência de imprensa da NASA. "Assim o som pode-se definir que entrar em Jupiter não é trivial."

O choque de arco, diz Gizmodo, é essencialmente "a porta externa" do campo magnético de Júpiter. À medida que as partículas carregadas conhecidas como o vento solar, abordem este escudo invisível a velocidades supersónicas, calor lento e produzem algo como um estrondo sónico.


Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...