sábado, 2 de julho de 2016

Um perigoso asteróide que poderá atingir a Terra em 2028 completa um 'voo de teste'

imagem ilustrativa

O gigantesco objecto espacial que veio à Terra em junho irá retornar dentro de 12 anos e vai passar muito mais perto.

Um asteróide gigantesco poderá atingir a Terra em 2028 completou um 'voo de teste' em 10 de junho, aproximando do nosso planeta a uma distância de quase 27 milhões de quilómetros. O asteróide, chamado 1997 XF11, tem um diâmetro  entre 1,3 e 2,8 km.

Em 26 de outubro de 2028 1997 XF11 "fará uma abordagem perto da Terra, " diz o relatório da NASA sobre este objecto espacial.

Previsões Terríveis 

Em 1998, o objecto chamou a atenção dos astrónomos que calcularam que em 2028 se aproximaria do planeta a uma distância menor do que da Lua, não descartem a possibilidade de um impacto.

No entanto, estas previsões foram corrigidas mais tarde pela  NASA acreditam agora que a menor distância entre o planeta e o asteróide será de 2,5 vezes a distância entre a Terra e a Lua, ou seja, de 951,000 quilómetros.

NASA / Paul Chodas

Embora exista a possibilidade de que o asteróide mudar a sua trajectória e colidir com outro objecto espacial mais pequeno, os astrónomos estimam que a possibilidade de que o impacto de um asteróide com a Terra, na verdade mantém-se, e é perto de zero.

Hoje em dia a NASA sabe menos do que 10% de todos os asteróides próximos da Terra, incluindo o 1997 XF11. O impacto de um deles poderia ter consequências fatais para a vida na Terra, como aconteceu com 'o assassino dos dinossauros' que deixou a cratera de Chicxulub, no México.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...