quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Astrónomos descobrem colossal ‘galáxia fantasma’ com 99,99% de matéria negra

Astrónomos descobrem colossal ‘galáxia fantasma’ com 99,99% de matéria negra

Foi descoberta uma enorme ‘galáxia fantasma’, quase totalmente composta por matéria negra.

Situa-se relativamente perto da nossa (em termos cósmicos), mas por passar tão despercebida, os peritos não identificaram a galáxia durante décadas.

Depois de ter sido identificada no ano passado no ‘Coma galaxy cluster’, a 330 milhões de anos-luz, os estudos apuraram que se tratava de um grupo de estrelas fora do vulgar.

Chamada de «Dragonfly 44», esta galáxia contém cerca de a mesma quantidade de massa que a nossa Via Láctea, mas apenas 0,01% do seu total é composto por estrelas, poeiras, gás e outros exemplos de matéria. Os restantes 99,99% são de matéria negra, cuja natureza é desconhecida.

A galáxia Dragonfly 44 tem também estrelas ‘normais’, mas em pequeno número. Em comparação, o número de estrelas na Via Láctea é mais de cem vezes superior.


A descoberta é atribuída aos astrónomos no observatório Keck (Havai), que anunciaram o achado após estudarem o movimento das estrelas dessa galáxia.

Segundo afirmou o professor Pieter van Dokkum, da equipa da universidade de Yale (EUA), «Os movimentos das estrelas dizem-nos quanta matéria contêm: Não importa de que forma a matéria é, dizem-nos apenas que está ali».

«Na galáxia Dragonfly [44], as estrelas movem-se muito depressa. Portanto havia uma grande discrepância...», explicou. «Descobrimos muito mais massa indicada pelos movimentos das estrelas, do que massa nas próprias estrelas».

Sem a gravidade extra da matéria negra para manter tudo aglomerado, a Dragonfly 44 acabaria por se ‘desfazer’.

Os autores do estudo, publicado no The Astrophysical Journal Letters, suspeitam agora que existam outras ‘galáxias fantasma’ como esta à espera de serem descobertas.

O professor Roberto Abraham, da Universidade de Toronto (Canadá), e co-autor do estudo, afirmou:

«Não fazemos ideia de que modo as galáxias como a Dragonfly 44 se formaram. Os dados mostram que uma fracção relativamente alta das estrelas está em aglomerações muito compactas, e isso é provavelmente uma pista importante. Mas de momento estamos apenas a supor».

A matéria negra permanece um dos grande mistérios sobre do Universo para a Ciência moderna.


Os cientistas acreditam que apenas 5% da massa-energia do universo é composto por matéria ‘normal’, que podemos ver e tocar.

A matéria negra, que exerce uma força gravitacional, corresponde a 27%. Não reflecte luz e não é detectável directamente por nenhum meio tecnológico actual.

Os restantes 68% são compostos por algo mais intrigante ainda, a energia negra, espécie de força anti-gravitacional que parece estar a afastar as galáxias umas das outras, a um ritmo cada vez mais acelerado.

Sobre a descoberta, Van Dokkum acrescentou que «Isto tem grandes implicações para o estudo da matéria negra. Em última análise, o que queremos realmente aprender é: ‘O que é a matéria negra?’».

«Começou a corrida para encontrar galáxias colossais que estão ainda mais perto de nós do que a Dragonfly 44, de modo que poderemos procurar por pequenos sinais que possam revelar uma partícula de matéria negra», frisou, citado no BT.com.

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...