quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Microsoft começou a bloquear os browsers da concorrência

Microsoft Edge

A guerra dos browsers está sempre presente e cada vez mais aguerrida. São conhecidos vários casos recentes de serviços que deixam de funcionar em browsers da concorrência.

A Microsoft parece ter encontrado agora uma nova forma de controlar os browsers que correm no Windows, bloqueando-os sempre que estes estão em contas abrangidas pelos filtros do serviço Microsoft Família.

Desde que o Edge chegou com o Windows 10 que a Microsoft procura torná-lo o padrão para os utilizadores, eliminando assim a concorrência e ganhando mercado. O sucesso desta medida tem sido baixo e o Edge continua com valores de utilização muito baixos.

Mas a Microsoft está agora a apostar numa nova jogada, em que bloqueia os seus browsers concorrentes, garantindo assim que o Edge e o Internet Explorer são as únicas alternativas. Nas contas que estão no serviço Microsoft Família, a Microsoft está a aplicar estas regras, conforme se pode ler na informação disponibilizada.

Muitos dos browsers normalmente utilizados não têm filtragem Web. Para manter os menores mais seguros, estes browsers serão automaticamente bloqueados nos dispositivos. Pode sempre optar por permitir que o menor utilize outros browsers.

A ausência dos filtros de conteúdos é a razão apontada para estes bloqueios, mas a Microsoft não específica quais os browsers que está a impedir de serem usados. Apenas se sabe que o Edge e o Internet Explorer, os browsers da Microsoft, podem ser usados.


Apesar destes bloqueios os browsers e outras aplicações podem ser autorizados a serem usados, bastando para isso que os utilizadores os adicionem à lista de aplicações permitidas, mas este é um passo que nem todos sabem fazer.

Não se sabe ao certo quando esta mudança foi aplicada, mas especula-se que tenha chegado com a Actualização de Aniversário, lançada no início do mês de Agosto.

A Microsoft espera com esta medida proteger os utilizadores mais novos, dando-lhes uma filtragem web, mas o que consegue de forma indirecta é afastar os browsers concorrentes do Edge e do Internet Explorer.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...