terça-feira, 20 de setembro de 2016

Três razões que explicam por que camisas de homens e de mulheres têm os botões em lados opostos

Três razões que explicam por que camisas de homens e de mulheres têm os botões em lados opostos

Populares tanto entre homens como entre mulheres, as camisas de botões fazem parte da indumentária diária de muita gente. Mas por que motivo as camisas dos homens têm botões cosidos no lado oposto das camisas das mulheres?

É uma pequena diferença que talvez nunca tenha notado, mas as camisas deles têm os botões do lado direito, enquanto nas camisas delas os botões estão à esquerda.

Por norma, como a maior parte da população mundial é destra (a mão direita é a mais hábil), faria sentido que todas as camisas tivessem os botões do lado direito, como as dos homens.

Nesse caso, porque se coseria os botões à esquerda nas camisas das mulheres?

O Mirror reúne três teorias que ganharam relevância ao longo da História e que podem ajudar a explicar a diferença.

Ser mãe:

Tradicionalmente, as mães seguram os bebés com o braço esquerdo, deixando a mão direita livre. Ao colocar os botões do lado esquerdo, torna-se mais fácil para a mãe desabotoar a camisa para poder dar de mamar.


Andar a cavalo:

Antigamente, era comum as mulheres andarem a cavalo com as duas pernas para mesmo lado (em vez de abrir as pernas para montar). Geralmente, a mulher sentava-se com as duas pernas para o lado esquerdo do cavalo.

Ao coser os botões do lado esquerdo da camisa, o costureiro reduzia a quantidade de ar que entrava na camisa da mulher, criando também menos resistência na deslocação em velocidade.

Ter criados:

As convenções na indumentária tornaram-se estandardizadas durante a revolução industrial. Enquanto os homens vestiam-se sozinhos, era comum as mulheres serem vestidas pelos(as) criados(as) domésticos(as).

Assumindo que a maior parte dos criados era destro, os botões eram então colocados do lado oposto, para que ficassem ‘do lado certo’ ao serem abotoados por outra pessoa, que está de frente para a mulher.

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...