quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Visita à Terceira este mês o Primeiro-ministro da China


Está prevista para o final deste mês uma escala técnica do primeiro-ministro chinês e da sua comitiva na Terceira, depois de uma visita a Cuba. A Base das Lajes e o Porto da Praia despertarão interesse.

(informação retirada do jornal Diário Insular de hoje, 7 de setembro de 2016)

Escala técnica depois de deixar Cuba Primeiro-ministro chinês visita este mês a Terceira.

Está em preparação, para o final deste mês, a passagem do primeiro-ministro chinês pela ilha Terceira. Em causa está uma escala técnica, depois de Li Keqiang partir de Cuba, com destino à China.

De acordo com fonte do gabinete do Representante da República nos Açores, esta escala técnica deve concretizar-se nos dias 26 ou 27, com hipótese de pernoita na ilha.

Já esteve na Terceira uma pequena delegação a preparar esta visita, que envolve aspetos que vão desde o alojamento até às condições de segurança.

A mesma fonte do gabinete do Representante da República nos Açores frisou que a passagem de Li Keqiang pela ilha ainda não está completamente confirmada. Porém, estão a ser mantidos contactos frequentes com a embaixada chinesa em Portugal.

Ao que DI conseguiu apurar, além de ser o local escolhido para reabastecer a aeronave e dar algumas horas de descanso à comitiva de altos dignatários chineses, a Terceira também desperta interesse noutras áreas

No centro das atenções dos chineses continuam a Base das Lajes, mas também o porto da Praia da Vitória, bem como o potencial que estas duas infraestruturas, no seu conjunto, oferecem.

No final do mês passado, a agência Lusa noticiava que o primeiro-ministro da China ia visitar Cuba este mês, estando prevista a assinatura de importantes acordos durante a sua estadia na ilha, conforme foi anunciado em Havana.

Esta não é a primeira vez que a China coloca a Terceira na rota dos seus governantes. Em julho de 2014 foi a vez do Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, visitar a ilha.

Xi Jinping permaneceu perto de oito horas na Terceira. Quase uma hora foi ocupada por uma reunião com o então vice-primeiro ministro de Portugal, Paulo Portas.

Antes disso, em junho de 2012, o então primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, esteve em Angra do Heroísmo, acompanhado de uma comitiva, que incluiu seis ministros do seu executivo. Não foi avançado um motivo concreto para essa visita.

Já em junho deste ano, em Ponta Delgada, o ministro chinês do mar, Wang Hong, reuniu com o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro. Hong avançou aos jornalistas que o mar é, precisamente, uma das áreas em que os dois governos podem colaborar. in DI

Fonte: Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...