sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Cientistas convertem CO2 em combustível… por acidente

co2-poluicao-combustivel

Ainda que seja impossível regredir os níveis de poluição para níveis seguros, a descoberta pode ajudar a diminuir a quantidade de emissões daqui para a frente.

Um grupo de cientistas do Departamento de Energia do Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos EUA, descobriu uma forma de converter diretamente dióxido de carbono (CO2) em combustível e fê-lo de forma completamente acidental. “Descobrimos este material por acaso . Estávamos a tentar estudar o primeiro passo de uma reação, quando percebemos que o catalisador estava a fazer toda a reação por conta própria”, admitiu um dos membros da equipa, Adam Rondinone.

A descoberta foi feita a partir de um catalisador com 50 a 80 nanómetros de altura composto por carvão, cobre e nitrogénio, o qual foi submetido a uma tensão elétrica de 1,2 volts. Com apenas esta modesta tensão foi possível converter a solução de CO2 em etanol, um processo que teve um rendimento de 63%. Os resultados surpreenderam não só pela quantidade de tensão elétrica necessária como também pelo rendimento de etanol.

Como refere o Science Alert, caso os cientistas consigam converter CO2 em combustível a uma escala industrial podíamos estar perante um ponto de viragem na ‘saúde’ do nosso planeta. No mês passado o planeta Terra atingiu o maior nível de dióxido de carbono na atmosfera dos últimos quatro milhões de anos, o que o torna permanente não importa o que aconteça daqui para a frente. Caso esta descoberta venha a ser aplicada será possível impedir que os níveis de dióxido de carbono aumentem ainda mais.


Fonte: NM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...