sábado, 8 de outubro de 2016

'Misseis Espaciais': Hubble detecta bolas de fogo gigantes ejectadas de uma fonte desconhecida


As enormes esferas gasosas atingem o dobro do tamanho de Marte, temperaturas quase duas vezes maior do que a superfície do sol e viajam a 850.000 quilómetros por hora.

O Telescópio Espacial Hubble da NASA detectou umas esferas gigantes de plasma fundido viajam a velocidades impressionantes no espaço a 1.200 anos-luz do nosso planeta. Esta descoberta foi a base para uma publicação científica na revista "The Astrophysical Journal".

Durante 11 anos, os cientistas usaram o telescópio para observar o comportamento da estrela de carbono V Hydrae ameaçada de extinção e descobriram uma cadeia de bolas gigantes de tamanho duas vezes Marte, que atingem temperaturas quase duas vezes maior do que a superfície do nosso Sol. Essas esferas monstruosas que viajam a uma velocidade de 850.000 quilómetros por hora. A essa velocidade, elas poderiam percorrer uma distância semelhante entre a Terra e a Lua em apenas 30 minutos.

NASA, ESA, e A. Feild (STScI)

Uma teoria é que foram expulsas por um grupo desconhecido de estrelas que orbitam em torno de uma gigante vermelha, como parte de uma "chuva estelar" que ocorreu a cada oito anos e durante os últimos quatro séculos.

Segundo esta teoria, o grupo de estrelas absorveu a energia da V Hydrae para formar esferas que foram posteriormente lançadas no espaço. Este fenómeno permitiria aos cientistas explicar a enorme quantidade de esferas brilhantes em torno de estrelas em extinção que têm sido observadas pelo telescópio Hubble desde o início da sua operação em 1990.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...