segunda-feira, 10 de outubro de 2016

NASA revela o segredo de uma das galáxias na constelação de Cassiopeia


Com as novas imagens do Hubble os cientistas explicam que houve uma colisão entre NGC 278 e outra galáxia.

Graças às novas imagens do Telescópio Espacial Hubble da NASA os cientistas entenderam por que as áreas periféricas dos braços espirais da galáxia NGC 278, que, actualmente, estão formando estrelas de uma forma muito activa permanecem "mortos" , informa o site do telescópio.

A galáxia NGC 278 é um grande aglomerado globular de estrelas na periferia da Via Láctea. Ela está localizado na constelação de Cassiopeia, 40 milhões de anos-luz da Terra, foi descoberta em 1786 pelo astrónomo britânico William Herschel.

Vemos esta galáxia de cima, por isso podemos ver seus braços espirais e núcleo. A cor azul do interior destes braços nos leva a concluir que dentro, NGC 278 se formam estrelas de forma muito rápida, dizem desde da NASA. Mas novas estrelas aparecem apenas no interior dos braços, que está a menos de 10.000 anos-luz do centro. Nas porções periféricas, que é escuro, é observado o surgimento de novas estrelas. As razões para este processo eram desconhecidos até agora.

Com novas fotos da galáxia NGC 278, obtida pela câmara WFPC2, os astrónomos descobriram o segredo de Cassiopeia. Estas imagens mostram que NGC 278 colidiu com uma pequena galáxia, que tinha grandes reservas de gás neutro.

A colisão causou na parte central da NGC 278 se inflamou. Ao mesmo tempo, a poeira da galáxia morta foram para as áreas periféricas dos braços da NGC 278. Por isso, eles são mais escuros do que antes. Assim, o mistério da galáxia é explicado.

Deve ser salientado que o processo do surgimento de estrelas de forma tão activa é visto muito raramente em galáxias, como NGC 278, não têm um chamado "ponte", um cluster oblongo de estrelas no centro dos núcleos de galáxias. Isso faz com que NGC 278 continua a atrair a atenção dos astrofísicos.

Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...