quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O Universo pode ter um "botão de autodestruição", que terminaria com tudo

Imagen Ilustrativa

O perigo de extermínio fala-se no campo quântico de Higgs que pode ser encontrado num estado fundamental falso, dizem os cientistas.

O Universo tem a capacidade para se auto-destruir, afirmam os cientistas do grupo Kurzgesagt num vídeo animado que se tornou viral na Internet, informa o Daily Mail

Os investigadores explicam a possibilidade de extermínio a partir de duas ideias:

1. Todos os objectos no nosso universo tem certos níveis de energia sejam altos ou baixos;

2. As coisas buscam o seu "vácuo quântico", ou seja, um estado fundamental de baixa energia que proporciona estabilidade dos objectos. 

Se os elementos que compõem o nosso mundo têm excesso de energia tentam 'livrar-se' dela para alcançar o seu estado fundamental. Este princípio aplica-se a todos os campos quânticos menos ao de Higgs, que é responsável por fornecer suas partículas de massa. 

Segundo a ciência actual, o campo de Higgs tem o nível de energia mais baixo de todos os quânticos, embora seja uma teoria que pode estar errada. Segundo Kurzgesagt, este campo pode ser "meta estável". Ou o que é o mesmo, a sua estabilidade fundamental pode ser falsa e a energia que pode conter, uma vez libertada, pode causar um efeito dominó que se espalharia em todas as direcções à velocidade da luz. 

Isto acabaria com a física actual tal como a conhecemos, porque a interacção de átomos deixaria de existir, assim como as reacções químicas e a vida em geral.

"A destruição seria instantânea, numa fracção de segundo a Terra desapareceria, " afirmam os investigadores.


Fonte: RT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...