quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Três curiosidades sobre as missões ao planeta vermelho


Afinal, quantas missões já foram para Marte? E o que se descobriu com todas essas missões?

Quantas missões já foram para Marte?

A primeira tentativa de enviar uma sonda a Marte foi feita em 1960, pela então União Soviética, mas a missão perdeu-se, assim como as seguintes. Só em 1964, quatro anos depois, à sétima tentativa, aconteceu o primeiro sucesso, com a Mariner 4, da NASA, que sobrevoou de perto o planeta e enviou para a Terra 21 fotografias. Com a ExoMars, soma-se um total de 44 missões a Marte, mas mais de metade (24) redundaram em falhanços.

Quantas naves já pousaram no planeta?

Das 18 tentativas feitas até hoje (sem contar com a do módulo Schiaparelli), apenas sete foram coroadas de êxito. As grandes pioneiras foram as duas Viking da NASA que desceram sem problemas no solo marciano em 1976, com poucos meses de diferença. Iam em busca de vida, mas análises ao solo que realizaram não foram conclusivas. Depois disso, a NASA voltou a pousar na superfície marciana com o robô Sojourner, em 1997, na missão Mars Pathfinder), em 2004 (rovers Spirit e Opportunity), 2008 (Phoenix Mars Lander) e 2012 (Mars Science Laboratory).

O que se descobriu com todas essas missões?

As descobertas mais marcantes sobre o Planeta Vermelho feitas pelas sondas que entraram com sucesso na órbita marciana e pelos engenhos que foi possível colocar na sua superfície permitiram perceber algumas coisas essenciais sobre o quarto planeta do sistema solar. Sabe-se hoje, por exemplo, que Marte tem água (sob a forma de gelo) e que há muitos milhões de anos ela correu ali abundantemente e está confirmado que existe ali também metano (esta foi uma descoberta marcante feita pela sonda europeia Mars Express), um gás que na Terra está associado à vida. O metano não tem uma presença constante na atmosfera marciana, parece surgir apenas de vez em quando, o que levanta inúmeras questões. Será produzido por micro-organismos no subsolo ou resulta de vulcanismo? A ExoMars, desde ontem em órbita, vai olhar também para isso.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...