segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O vírus transmissível através de imagens nas redes sociais


Trata-se de um ficheiro encriptado e facilmente disfarçado que pode ser entregue através de redes sociais como o Facebook ou o LinkedIn.

Há um novo malware capaz de ‘sequestrar o seu computador através de algo tão simples como o download de uma imagem transferida através das redes sociais.

É conhecido como o ‘Locky’ e, explica o Engadget, trata-se de um vírus composto por um ficheiro encriptado, facilmente disfarçado por uma imagem aleatória, capaz de entrar pelo seu computador quando aberta.

Um teste feito através do blog Check Point, mostra o quão fácil é cair no erro. Este malware aproveita-se de falhas de segurança em redes sociais como o LinkedIn ou o Facebook para ser transmitido.

Basicamente, o criador do vírus encripta o ficheiro com o software malicioso, deixa-o disponível através de uma imagem no chat destas redes sociais e, quando aberto, o seu computador já estará afetado. O sistema do seu computador fica ‘sequestrado’ até pagar um montante exigido por quem lhe enviou o ficheiro. 

Apesar deste vírus ser facilmente evitável (basta não descarregar ou abrir o ficheiro), a verdade é que o ‘Locky’ expõe a vulnerabilidade destas redes sociais neste aspecto, em que um vírus pode ser facilmente transmitido através das funcionalidades mais banais destas aplicações.

Fonte: NM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...