sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

NASA revela o mais compacto e luminoso asteróide já conhecido

Grande asteroide se explodindo em vários destroços

Usando quarto telescópios instalados na Terra e quatro tecnologias de captura de imagens, um grupo de astrónomos estudou de perto um asteroide interessante próximo da Terra que tinha sido descoberta havia um ano.

O asteroide raro, chamado 2015 TC25, com o diâmetro de apenas 2 metros, foi descoberto em outubro de 2015, quando voava perto da Terra, a distância de 128 mil quilómetros, o que equivale a apenas um terço do caminho entre o nosso planeta e a Lua.

Desta vez, a equipe encabeçada por Vishnu Reddy, professor assistente no Laboratório Lunar e Planetário da Universidade de Arizona, publicou informações adicionais obtidas graças à vigilância deste objeto intrigante, sendo que estes dados o viraram ainda mais interessante para a pesquisa. 

"É a primeira vez que dispomos de informações ópticas, infra vermelhas e por radar sobre um asteroide tão pequeno, que no fundo é um meteorito", comunicou o chefe do grupo.

 "Podem considerá-lo como um meteorito que está pairando no espaço e ainda não colidiu com nosso ambiente e não caiu na Terra — mas só por enquanto", frisou. 

O 2015 TC25 é também um dos asteroides mais luminosos entre os descobertos até hoje, sendo que reflecte até 60% da luz do Sol. Nossa Lua, por exemplo, reflecte cerca de 12%. 

Os astrónomos postulam que a luminosidade resulta de minérios reflectores, especialmente silicatos, que se formam em um ambientes basálticos livres de oxigénio a temperaturas muito elevadas, segundo diz o portal International Business Times. Tais asteroides, de costume denominados como aubrites, são muito raros e representam um em cada mil meteoritos que caem na Terra.

A maioria dos asteroides são, em essência, aglomerados de rochas cimentadas devido à gravidade, mas o 2015 TC25 é um pedaço de pedra monolítico. Ele também não possui uma camada de regolito, composta por pó solto, solo, destroços de rochas e outras substâncias que, normalmente, podem ser encontradas na superfície dos asteroides.

O pequeno meteorito luminoso voa a grande velocidade, completando uma rodada em dois minutos, dizem os astrónomos. 

Porém, caso entre na atmosfera terrestre, ele bem pode se explodir, impossibilitando a pesquisa ulterior. 

"Ser capaz de observar asteroides pequenos como este é como estudar amostras no espaço antes de eles penetrarem na nossa atmosfera e caírem na superfície da Terra. Isto também nos permite obter a primeira visão de sua superfície em estado puro, primordial <…>", partilhou o especialista. 

A equipe de cientistas acredita que este asteroide é uma parte de um asteroide maior, o 44 Nysa, cujo tamanho é próximo da área da cidade de Los Angeles. A hipótese de um corpo celeste tão grande como Nysa 44 colidir com a Terra é extremamente baixa, mas pequenas partes de tais asteroides atingem o nosso planeta com regularidade. ​

6 foot Asteroid “2015TC25” is the #smallest #asteroid #ever discovered!
Read: http://www.neoshield.net/smallest-asteroid-ever/ …
Se o meteorito tão grande cair na Terra, as consequências podem ser desastrosos, similares às que levaram à extinção de dinossauros. A NASA, que agora está se debruçando sobre a elaboração de um mapa de todos os asteroides até hoje conhecidos com o fim de prognosticar tal impacto, afirmou que não há asteroides, de entre os já detectados, que possam representar ameaça à Terra em um futuro próximo. 

"Se formos capazes de descobrir e caracterizar asteroides e meteoritos assim tão pequenos, então poderemos entender a composição dos corpos que lhes deram origem, ou seja, os grandes asteroides, que têm muito menor hipótese de afectar a Terra", disse Reddy.

Ler mais AQUI 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...