segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

As águas baixaram e revelaram uma estátua de Buda com 600 anos


A estátua de quase quatro metros apenas foi encontrada porque o nível de água de um reservatório baixou

Foi descoberta uma estátua de Buda com possivelmente mais de 600 anos num reservatório de água na China. A estátua apenas foi descoberta quando obras no local fizeram o nível de água baixar mais de 10 metros.

Um habitante da província de Jiangxi reparou na cabeça do Buda no mês passado, durante a construção de uma porta hidroelétrica no reservatório, segundo a CNN.

A peça mede cerca de 3.8 metros de altura.




"Um estudo preliminar da estátua sugere que foi construída provavelmente no início da dinastia Ming [1368-1644] ou talvez durante a dinastia Yuan [1271-1368]", disse Xu Changquin, diretor do Instituto de Investigação Arqueológica da província de Jiangxi.

Além da estátua, os especialistas acreditam que as águas do reservatório escondem outro tesouro arqueológico não explorado.

Os arquivos históricos sugerem que o reservatório de água assenta hoje onde antes se localizava uma cidade antiga chamada Xiaoshi.

Segundo os arqueólogos, a água ajudou a preservar a estátua e o que mais for encontrado.

"Se a estátua não tivesse sido preservada dentro de água poderia ter sofrido oxidação ou outros riscos", explicou Xu Changquin.

Guan Zhiyong, um funcionário local, disse que a estátua pode ter sido construída para proteger e acalmar as correntes rápidas do rios.

A China é conhecida por ter várias estátuas de Buda, muitas delas esculpidas em paredes de penhascos.

A mais famosa delas, e a maior estátua de Buda do mundo, é o Grande Buda de Leshan. Tem 71 metros e foi esculpida num desfiladeiro.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...