quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Cientistas terão descoberto origem de sinais de rádio vindos do exterior


Falamos de 18 ondas de rádio supersónicas que foram ouvidas por telescópios apenas 18 vezes. A sua origem terá sido parcialmente desvendada.

Desde 2007 até aos dias de hoje, telescópios científicos detetaram um total de 18 ondas de rádio incrivelmente rápidas vindas do exterior. A sua origem era desconhecida até então, mas o enigma terá sido finalmente desvendado.

A sua origem já suscitou várias teorias, desde quem diga ser ruído produzido por estrelas gigantes, material oriundo de buracos negros ou até aliens.

No entanto, como dá conta o The Independent, estas ‘Fast Radio Bursts’, como são conhecidas, terão sido localizadas após um estudo intensivo de seis meses.

A sua origem será de uma galáxia anã, que está a uma distância de três mil milhões de anos-luz da Terra.

É de referir, no entanto, que esta descoberta incide apenas sobre um dos 18 sinais até agora detetados pelos telescópios espaciais: “Antes de conhecermos a origem destas ondas, havia várias explicações que apontavam para que a sua origem fosse de algures dentro da Via Láctea. Agora, já excluímos essa hipótese, pelo menos para esta onda”.

A publicação britânica acrescenta ainda que a localização deste sinal foi facilitada por esta onda ser a única que apresentou persistentes e contínuas emissões de rádio mais pequenas.

Fonte: NM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...