domingo, 29 de janeiro de 2017

Nova teoria explica a origem de meteoritos potencialmente perigosos

Imagem relacionada

Uma equipe científica internacional liderada por Philipp R. Heck, da Universidade de Chicago, chegou à conclusão de que a causa principal dos choques entre meteoritos e a Terra são as colisões de asteróides que ocorreram há centenas de milhões de anos, segundo diz o artigo publicado pela revista especializada Nature Astronomy.

Os investigadores crêem que as colisões de asteróides nos recantos mais remotos do universo produzem "escombros" que vão se dispersando e caindo em nosso planeta durante centenas de milhões de anos.

A maioria destes asteróides são os chamados "objectos próximos da Terra", mais conhecidos por seu acrónimo em inglês, NEO (Near Earth Objects), que são feitos de pedra com incrustações de minerais, além disso, têm pouca quantidade de ferro e de metais em geral.

Entretanto, os meteoritos encontrados na nossa Terra pertencem a outro tipo, caracterizado pela abundância em ferro em detrimento de outros metais. Mas por que são tão diferentes uns dos outros?

De acordo com os investigadores, em sua maioria, os meteoritos que caíram em nosso planeta não provêm de lugares "próximos", mas são produto de choques que ocorreram há milhões de anos.

Estas colisões produzem fragmentos de pedra que navegam por nossa galáxia desde então. O principal problema é que só somos capazes de ver os restos destes corpos celestes quando eles já estão em proximidade perigosa da Terra, diz a Nature Astronomy.

De acordo com Philipp R. Heck, estes meteoritos seriam provenientes de uma "sequência de colisões que começa com a ruptura de um asteróide ou um impacto que gera fragmentos e novos asteróides menores, que chocam de novo entre si e geram mais fragmentos", criando um efeito em cadeia.

Os cientistas determinaram também que o fluxo de meteoritos muda com o tempo. Assim, quando se produz um grande número de pequenas colisões num espaço relativamente pequeno, há um aumento destes pequenos fragmentos, ou seja, a "densidade" de corpos celestes em uma determinada região do espaço pode aumentar.

No final, a investigação propõe prestar mais atenção aos grandes choques de asteróides para saber de onde podem provir os meteoritos potencialmente perigosos, em vez de monitorizar os objectos já existentes que têm trajectórias mais ou menos previsíveis.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...