sexta-feira, 10 de março de 2017

Cientista portuguesa revoluciona baterias para automóveis elétricos


Maria Helena Braga, engenheira e investigadora na Universidade do Porto e na Universidade do Texas, promete tornar os automóveis elétricos, computadores portáteis, telemóveis e acumuladores de energia mais fáceis de utilizar, com maior capacidade de carga, mais vida útil e melhor rapidez de recarga.

mhb_0

Braga liderou uma equipa de investigadores, que inclui um dos inventores da baterias de iões de lítio (usadas em automóveis híbridos e elétricos, mas também no seu telemóvel), John Goodenough, para criar as primeiras baterias de estado sólido de baixo custo.

Estas baterias recorrem a eletrólitos de vidro, em vez de líquidos, no polo negativo das baterias, que foram desenvolvidos por Helena Braga na Universidade do Porto. Com a participação de Goodenough e de outro engenheiro americano, Andrew Murchison, a cientista portuguesa conseguiu tornar estes eletrólitos práticos para uso em massa, e garantem uma vida útil mais longa e uma densidade energética três vezes mais alta.

Anteriormante, as baterias sólidas não podiam funcionar em temperaturas abaixo de 60 graus, mas agora conseguem funcionar a 20 graus negativos, pelo que podem ser usadas também em zonas frias. Outra vantagem é que o lítio pode ser substituído pelo sódio na construção, e este material pode ser obtido facilmente, a partir da água salgada, permitindo produzir as baterias a custos mais reduzidos.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...