quinta-feira, 23 de março de 2017

Descoberta portuguesa abre portas a uso de hidrogénio como energia


Uma equipa de investigadores do ITQB NOVA estudou um grupo especial de enzimas com capacidade de produção de hidrogénio surpreendentemente alta.

Uma descoberta de um grupo de investigadores portugueses pode permitir produzir hidrogénio de forma mais eficaz e mais barata, abrindo portas à utilização deste gás como fonte de energia. A descoberta foi publicada recentemente pela revista científica Nature Chemical Biology.

Os responsáveis pela descoberta – os autores Inês Cardoso Pereira e Pedro Matias juntamente com a aluna de doutoramento Marta C. Marques – são do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB NOVA) e observaram um grupo de enzimas com capacidade para a produção deste gás.

Estas enzimas, de nome hidrogenases, conseguem produzir hidrogénio unindo dois protões e dois eletrões para formar uma molécula de hidrogénio. Simples mas, como a equipa nota, a reação química necessária é complexa e está dependente de uma grande quantidade de energia para se concretizar, tendo o selénio como elemento crucial para esta reação.

"Já sabíamos que o selénio era muito importante para a actividade desta hidrogenase, mas não sabíamos exactamente quanto, nem porquê. O que fizemos para perceber o seu papel foi usar a engenharia de proteínas para substituir o selénio por um elemento semelhante, o enxofre, e ver o que acontecia", nota Inês Cardoso Pereira. "Depois determinámos a estrutura molecular deste variante em diferentes condições de exposição ao oxigénio, o que nos permitiu ver quais as mudanças provocadas pela substituição daquele átomo.”

Fonte: NM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...