segunda-feira, 24 de abril de 2017

Há uma extensão que permite ler artigos científicos sem pagar


Para quem trabalha ou estuda na área ou para quem é apenas um curioso, esta extensão promete facilitar a leitura de artigos importantes.

Aceder a um conteúdo científico na internet é fácil, desde, claro, que se pague. Porém, quando se tenta ler um artigo em revistas conceituadas, a missão fica impossível se o objetivo for o de não pagar um cêntimo pelo texto.

Mas temos boas notícias para si. Foi criada uma extensão que permite ao utilizador aceder a conteúdos considerados premium sem que, para isso, seja necessário pagar.

A extensão, conta o Gizmodo, dá pelo nome Unpaywall e está disponível apenas para os browsers Chrome e Firefox, pelo menos para já.

De acordo com a mesma fonte, a extensão é financiada pela Fundação Alfred P. Sloan e pela Fundação National Science via Impactstory, a organização sem fins lucrativos que desenvolveu a extensão.

Quanto ao seu uso, é simples, indica o Gizmodo. Basta proceder à instalação e depois pesquisar um artigo. Se aparecer um cadeado cinzento é porque as notícias não são boas, pois é sinal de que o artigo não está disponível. Porém, se o cadeado for verde é porque poderá ter acesso ao texto sem qualquer entrave.

Mas mesmo que o cadeado seja cinzento, ainda é possível ler parte do artigo de forma gratuita.

Fonte: NM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...