quarta-feira, 31 de maio de 2017

Cuidado, o Chrome pode gravar as conversas sem autorização

Chrome

O Chrome é ,sem qualquer dúvida, o browser mais usado e o mais avançado a que podemos ter acesso. Este browser da Google consegue dar aos utilizadores todas as funcionalidades que a Internet requer.

Claro que como qualquer outro software está exposto a problemas e um novo foi descoberto. O Chrome consegue gravar vídeo e áudio sem mostrar qualquer alerta e sem que o utilizador tenha conhecimento.

A mais recente falha do Chrome foi descoberta por um programador web da AOL que estava a trabalhar com o WebRTC, o novo protocolo de transmissão de vídeo e áudio em tempo real na Internet.

Segundo Ran Bar-Zik, o autor da descoberta, a falha está na forma como o Chrome trata o WebRTC. Assim que o vídeo e o áudio são enviados para o browser, é possível ao site onde o stream WebRTC vai ser enviado correr javascript que grava estes elementos, não mostrando ao utilizador que estes estão a ser gravados.

A forma normal de fazer este alerta, e que o Chrome usa, é através da apresentação de um alerta (bola vermelha) no separador em causa, da mesma forma que podemos ver quando um separador está a reproduzir áudio.


Apesar de ser um problema grave, o seu impacto é limitado pois para poder realizar esta operação não autorizada, o site a que acedemos terá de ter autorização para aceder ao vídeo e áudio do utilizador. É claro que muitos utilizadores vão autorizar estas permissões apenas sem lerem o que estão a autorizar.

A Google já foi alertada para este problema, mas curiosamente a gigante das pesquisas não o considera uma falha de segurança. Segundo a Google, nos browsers móveis não existe qualquer notificação e mesmo no desktop esta só é apresentada quando existe espaço na interface.

Sem esta atenção da Google, o mais provável é que este problema fique por resolver, delegando no utilizador a responsabilidade de prestar mais atenção a estes elementos e ao que os sites pretendem fazer com eles.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...