segunda-feira, 10 de julho de 2017

'Tripulação começou a gritar': Reino Unido desclassifica seus arquivos sobre OVNIs

OVNIs, imagem referencial

O governo britânico desclassificou em julho um novo lote de documentos oficiais, onde fala sobre o encontro entre um avião norte-americano e um "objecto voador não identificado", no Mediterrâneo, em 19 de outubro de 1982.

Os documentos são compostos de centenas de páginas, entre as quais aparece o episódio. Segundo o governo britânico, um avião de espionagem militar norte-americano RC-135, que estava realizando uma operação de reconhecimento durante a Guerra Fria, encontrou-se com um objetco não identificado perto da ilha de Chipre, às 16 horas hora local.

Os documentos revelam que a tripulação do RC-135 "começou a gritar" pedindo ajuda, quando viu um objecto que "emitia 20 luzes intermitentes" a cerca de 10.000 metros de altitude.

O OVNI foi detectado pelo radar do avião norte-americano e pôde ser visto durante 90 minutos por toda a tripulação, incluindo os pilotos, segundo os quais, o OVNI envolveu o avião.

Os detalhes do encontro foram recolhidos pelas forças britânicas numa base militar no Chipre. O episódio fez com que as forças norte-americanas enviassem para a área do encontro dois caças F-14 de um porta-aviões, juntamente com um  Phantom britânico.

De acordo com os documentos, nenhum deles conseguiu ver nada, já que, de acordo com a tripulação do RC-135, o objecto "foi embora voando em direcção a África".

© AFP 2017/ GREG DAVIS / USAF
Avião de reconhecimento da Força Aérea dos EUA RC-135 (foto de arquivo)

O encontro foi investigado pelo Ministério da Defesa britânico durante as semanas seguintes e, em novembro desse mesmo ano, suas conclusões foram enviadas ao Departamento de Defesa norte-americano, mas não foram publicadas.

David Clarke, um conhecido pesquisador de OVNIs, teve acesso aos documentos. Clark ressalta que os arquivos possuem imagens do evento e o áudio da tripulação do RC-135.

Não obstante, de acordo com um testemunho de um oficial da Força Aérea Real britânica, que também aparece nos arquivos, o encontro poderia ter sido tratado de algo imprevisto.

"Temos razões sérias para pensar que a visão do 'OVNI' não era outra coisa que um efeito óptico causado pelas luzes da costa Libanesa ou de Israel."

Apesar de o Ministério de Defesa britânico ter desclassificado estes documentos, os mesmos não foram digitalizados como os outros, sendo indispensável visitar os Arquivos Nacionais de Londres para ter acesso. Tal decisão britânica gerou ainda mais suspense ao redor dos papéis sobre OVNIs.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...