quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Matéria escura pode ser fonte de misteriosos sinais de rádio extraterrestres

Regiões ao redor de buracos negros supermassivos brilhando em raios X

As misteriosas explosões rápidas de rádio podem ser o resultado da colisão da matéria escura com buracos negros.

"Se no centro das galáxias há muitas concentrações de áxions, essas 'estrelas escuras' têm que colidir frequentemente com o disco de acreção de um buraco negro super maciço. O potente campo magnético do disco fará uma parte dos áxiones se decomporem em fotões pequenos e gerar a deflagração que chega até nós na forma de uma explosão rápida de rádio", explica o astrónomo Aiichi Iwazaki da Universidade Nishogakusha em Tóquio, Japão, à revista New Scientist.

Os cientistas descobriram as explosões rápidas de rádio em 2007 através do radiotelescópio Parkes, na Austrália. Desde então, foram detectadas nove explosões rápidas de rádio. Há muitas hipóteses sobre a causa destas explosões de rádio: podem ter origem artificial ou até serem sinais de civilizações extraterrestres, tendo em conta a periodicidade da sua estrutura.

Na primavera passada, os cientistas verificaram que a fonte de uma das explosões rápidas de rádio era uma galáxia elíptica situada a seis biliões de anos-luz da Via Láctea e isso os fez pensar que as explosões desse tipo são o resultado de fusão de estrelas de neutrões, ou outros objectos compactos, que se transformam num buraco negro. Mas os astrofísicos descobriram que as explosões se repetiam e a teoria foi posta em causa.

As propriedades invulgares destas explosões de rádio levam a pensar em versões mais exóticas do nascimento destes "sinais de seres extraterrestres", explica Iwazaki.

Segundo o astrónomo, explosões de tal comprimento, potência e frequência podem ser causadas por "estrelas escuras" – concentrações de partículas de matéria escura, com um diâmetro de cerca de 94 quilómetros, que são constituídas por partículas ultra leves, os áxiones. Os áxiones devem interagir com os fortíssimos campos magnéticos que ficam no chamado disco de acreção, um disco de matéria incandescente que cerca o buraco negro. Colidindo com ele, uma parte dos áxiones da estrela escura se decompõe em fotões pequenos e gera potentes campos eléctricos. Esses campos aceleram os electrões no disco e os fazem produzir fotões, cujas características físicas são semelhantes às das explosões rápidas de rádio.

Segundo Iwazaki, este mecanismo explica todas as qualidades extraordinárias destas explosões. Por outro lado, os cientistas ainda não encontraram evidências da própria existência de áxions, e, possivelmente, a fonte das explosões rápidas de rádio terá outra origem menos exótica.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...