segunda-feira, 21 de agosto de 2017

NASA pretende prevenir uma catástrofe mais perigosa do que choque com asteroides

Parque Nacional de Yellowstone, Wyoming, EUA

Os cientistas da NASA estão elaborando estratégias para evitar a erupção de um super vulcão que poderia ter efeitos devastadores para o clima, escreve o The Independent.

Os investigadores acreditam que uma perfuração na base de um dos super vulcões mais perigosos do mundo, localizado no Parque Nacional de Yellowstone, poderia ser a solução para o problema. Jactos de alta pressão bombeariam água para dentro para arrefecer o vulcão, liberando calor da câmara de magma e evitando que ela expluda.

Não obstante, de acordo com Brian Wilcox, do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA, perfurar um super vulcão implica numerosos perigos potenciais.

"Perfurar a parte superior da câmara de magma e arrefecer a partir daí seria muito arriscado", disse o especialista à BBC.

Essas acções tornariam a cobertura sobre a câmara de magma mais frágil e propensa a fracturas. Desta forma, a libertação de vários gases voláteis nocivos da parte superior da câmara pode ser activada.

Segundo Wilcox, "a ameaça do super vulcão é substancialmente maior do que a ameaça de asteroides ou cometas".

Uma erupção de um super vulcão poderia ter tais consequências como a fome mundial e a libertação de grandes quantidades de dióxido de enxofre na atmosfera. De acordo com as estimativas da ONU, as reservas mundiais de alimentos, neste caso, durariam apenas 74 dias.

O maior temor dos cientistas que estudam vulcões é a cinza espalhada pelo vento. De acordo com o pesquisador Larry Mastin, isso deve ser uma preocupação, em primeiro lugar, das pessoas que vivem na área de possíveis erupções.

Grandes erupções ocorrem em média uma vez a cada 100.000 anos. A erupção super vulcânica mais recente teve lugar há mais de 27.000 anos em Taupo, na Nova Zelândia.

De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, não haverá erupções no território de Yellowstone durante séculos. No entanto, Wilcox disse que o super vulcão do Parque explode aproximadamente uma vez a cada 600.000 anos e, segundo o especialista, "já passaram cerca de 600.000 desde que explodiu pela última vez".

O plano da NASA é perfurar cerca de dez quilómetros em Yellowstone e bombear água, que será retirada lentamente.

Ler mais AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...