domingo, 20 de maio de 2018

ATENÇÃO ZIKA: Boom de mosquitos tigre em Espanha desencadeia medos de vírus mortais

mosquito spain

MOSQUITOS responsáveis ​​pela disseminação de vírus potencialmente letais, como dengue, zika e chikungunya, estão explodindo em população em toda a Espanha, alertaram pesquisadores.

Ao longo de 2017, houve um surto mosquitos tigres nos turistas britânicos em férias em Espanha.

De acordo com o Relatório de Vigilância Entomológica de 2017, mais de 20 novos municípios foram confirmados para ter uma nova população de mosquitos no ano passado.

Isto significa que 70 municípios em Espanha são agora o lar de mosquitos que carregam os vírus da dengue, zika e chikungunya.

Embora os vírus geralmente não sejam fatais, eles podem levar a doenças mortais, como hemorragias, se não forem adequadamente tratadas.


Populações de mosquitos tigres estão crescendo em Espanha

A pesquisa mostra que os mosquitos estão se espalhando em locais onde a actividade humana está prosperando - como Sevilha.

Pesquisas anteriores indicaram que o clima extremamente frio do inverno seguido por uma primavera excepcionalmente quente poderia desencadear uma invasão de mosquitos-tigre-asiáticos no Reino Unido.

Os insectos encontram lagoas e poças de água estagnada onde colocam ovos que permanecem adormecidos durante o inverno antes de chocarem, com as moscas subindo no ar na primavera.

Incólumes pelo frio rigoroso, os ovos resistentes aguardam seu tempo debaixo da água até que o tempo aqueça o suficiente para que os filhotes, ou ninfas, apareçam.

Os mosquitos podem carregar o vírus zika

Números de mosquitos geralmente são mantidos sob controle pelas libelinhas e libélulas que se alimentam de suas larvas e ovos.

No entanto, esses predadores podem ser escassos este ano porque, ao contrário de suas presas, seus ovos são altamente susceptíveis ao frio extremo como a neve e o gelo.

O especialista em prevenção de picadas de insectos, Howard Carter, disse que a Grã-Bretanha poderia estar enfrentando uma repetição do surto de mosquitos em 2007, que viu casas e jardins serem invadidos pelas pragas.

Ele disse: “Os ovos do mosquito tigre asiático saem muito melhor em condições de gelo, ao contrário dos insectos nativos que se alimentam de suas larvas e mantêm seus números sob controle.

“O gelo e a neve mantêm os ovos vivos e podem, de facto, tornar o mosquito adulto mais resistente do que seus predadores.

“Estes incluem libélulas e libelinhas que não se saem tão bem no tempo frio, o inverno muito frio que tivemos pode afectar seus números neste verão.

“Achamos que poderíamos ter condições semelhantes ao surto de mosquitos de 2007, quando um inverno muito frio foi seguido por uma primavera quente e seus números aumentaram.

"É apenas uma questão de tempo até que o Mosquito Tigre Asiático esteja presente neste país, pode não ser este ano, mas não vai demorar muito".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...