quinta-feira, 3 de maio de 2018

Cientistas da NASA predizem destino 'infernal' para Terra

Espessas nuvens de gás escondem a superfície de Vênus, o segundo planeta mais perto do Sol, dos seus raios fortes.

A Terra poderia transformar-se num planeta inabitável com nuvens de ácido sulfúrico e superfície extremamente quente, seguindo o destino de Vénus, advertem os cientistas da NASA.

Os pesquisadores da agência espacial norte-americana supõem que no passado, Vénus poderia ter tido condições parecidas com as da Terra e aptas para a vida.

Vénus tornou-se inabitável na medida em que o Sol ficava cada vez mais luminoso.

Actualmente, a atmosfera desse planeta é 90 vezes mais densa que a da Terra, enquanto a temperatura da sua superfície atinge 460 ℃.

"Embora Vénus fosse habitável em algum momento […] não poderia escapar de seu destino inevitável. Todas as principais estrelas se tornam mais luminosas com o tempo, fazendo com que os limites da zona habitável sejam cada vez mais distantes", afirmam os autores da pesquisa.

Isto é, o possível destino da Terra pode ser muito semelhante, predizem os cientistas Giada Arney e Stephen Kane, ressaltando a importância de estudar Vénus.

Além disso, os pesquisadores levam em consideração a crescente actividade do Sol. Em particular, eles acreditam que a crescente luminosidade do Sol poderia causar que as fronteiras da zona habitável se movessem para mais longe da Terra.

O processo pode levar milhões de anos, até que a Terra esteja em condições similares às de Vénus.

Fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...