quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Base Aérea das Lajes

A Base Aérea das Lajes, oficialmente Base Aérea Nº 4 (BA4), é uma infraestrutura aeronáutica de grandes dimensões da Força Aérea Portuguesa, dependente do Comando da Zona Aérea dos Açores.

Está instalada na povoação das Lajes, na parte nordeste da ilha Terceira, nos Açores. Com cerca de 10 km², ocupa a parte central da planície do Ramo Grande e boa parte da encosta da Serra de Santiago, com pistas de aterragem e áreas de estacionamento. Tem ainda anexo o molhe norte do porto da Praia da Vitória (Porto Militar), ao qual está ligada por uma estrada militar. Tem ainda instalações de telecomunicações e de armazenamento de combustíveis dispersas pela ilha (em boa parte desactivadas).
Esta base está preparada para receber vaivens espaciais em caso de emergência extrema.

História

A base foi criada em 1941 por ocasião da Segunda Guerra Mundial. Na altura havia uma ameaça de eventual ocupação dos Açores por forças aliadas ou alemãs, violando a neutralidade portuguesa. Para dissuadir as tentativas de ocupação, o Governo de Portugal enviou fortes contingentes militares para as ilhas, onde se incluíam unidades da Aeronáutica Militar do Exército Português que se instalaram em várias bases no arquipélago.
Em 1943 contudo o Governo Britânico solicitou ao Governo Português, ao abrigo do Tratado de Aliança Luso-Britânico, o uso da Base das Lajes pela Real Força Aérea Britânica (Royal Air Force) o que foi concedido. Ainda antes do fim da 2ª Guerra Mundial, a base começou também a ser utilizada pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) que ainda lá se mantém instalada.
Após o fim da 2ª Guerra Mundial a base teve sobretudo funções na área das operações de Busca e Salvamento, Reconhecimento Meteorológico e Transporte Aéreo Militar.
A base tem tido uma importância estratégica para as Forças Armadas Americanas ao servir de ponto de apoio no meio do Oceano Atlântico às aeronaves que têm vindo a participar ou dar apoio às operações na Europa e no Oriente Médio.
Responsável pela vasta área do Atlântico, águas territoriais dos Açores/Portugal, existe um Centro Coordenador de Busca e Salvamento ao qual estão atribuídos os meios aéreos existentes.
Meios Aéreos existentes
Esquadra 752 - 'Pumas' com a missão principal de busca e salvamento. Opera a aeronave SA-330 Puma.

Destacamentos
Esquadra 502 - 'Elefantes' com as missões de evacuação médica e transporte geral, para alem da missão de busca e salvamento. Opera a aeronave CASA C-295M.

Esquadra 751 - 'Pumas' com as missões de busca e salvamento e evacuação médica. Opera a aeronave EH-101 Merlin.

Embora pertençam à BA6, a Esquadra 502 e a Esquadra 751 têm um destacamento permanente, de uma aeronave cada, na BA4.

Aeroporto Internacional das Lajes

Aeroporto das Lajes, situa-se na vila das Lajes, ilha Terceira, Açores, é uma infraestrutura aeroportuária que para além de servir a ilha Terceira, é ponto de acesso ao exterior da rede interna de transportes aéreos dos Açores. Partilha a pista e as estruturas de controlo e apoio (com excepção do terminal e e placa) com a Base das Lajes.



Características

Código ICAO LPLA
Código IATA TER
Altitude (Pés) 180
Pista (Designação) 15-33
Dimensões (CxL) 3312x60
Tipo de Superfície Asfalto/Cimento

Frequência ID Tipo Notas

135.0 MHz APP COM ---
118.1 MHz TWR COM ---
122.1 MHz TWR COM ---
121.9 MHz GND COM ---
120.3 MHz ATIS COM ---
131.5 MHz --- FSS Operações SATA
109.9 MHz DK ILS Pista 15
111.5 MHz OZ ILS Pista 33
112.3 MHz LM VOR ---
110.8 MHz LAJ VOR ---
116.2 MHz TRM VOR ---
342 KHz GP NDB ---

Companhias e Destinos

Sata Air Açores: Santa Maria, São Miguel, Graciosa, São Jorge, Faial, Pico, Flores e Corvo
Sata Internacional: Lisboa, [Porto, Madrid, Toronto, Boston e Oakland - Seasonal]
TAP Portugal: Lisboa e [Porto, Toronto - Seasonal]
ArkeFLy: [Amesterdão - Seasonal]

História

A base começou a ser construída em 1934 por portugueses, tendo despertado o interesse dos norte-americanos na década de 1940. Em 2008, passaram 2700 aeronaves na ilha lilás. As aeronaves tinham nacionalidade portuguesa, totalizando 5300 passageiros, sendo destes 250 americanos e 150 de outras nacionalidades. Nesse mesmo ano, aterraram de emergência 48 aeronaves, das quais 29 por razões mecânicas e 19 por razões de saúde dos passageiros. A base possui mais de 2 mil milhões de litros de combustível em seu redor, constituindo a única pista dos açores que se encontra aberta 24 horas por dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...