quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Massacre humano mais antigo da história ocorreu há 10.000 anos


Um grupo de cientistas apresentou hoje evidências do massacre humano mais antigo da história, uma descoberta que contribui para o debate sobre as razões pelas quais os seres humanos fazem guerra

O mais antigo massacre ocorreu há 10.000 anos no Quénia quando um pequeno grupo de homens, mulheres e crianças foram capturados por um clã rival, amarrados e espancados até à morte.

Os seus restos mortais foram depositados numa lagoa e preservados em sedimentos por milénios.

A descoberta foi feita em Nataruk, perto do Lago Turkana no Quénia, e os ossos recolhidos fornecem "provas conclusivas de algo que deve ter sido um conflito entre grupos", explicou a antropóloga da Universidade de Cambridge, Marta Mirazon Lahr.

Há outras evidências fósseis de violência contra seres humanos, mas nenhuma de confrontos entre grupos.

A equipa de Marta Mirazon Lahr desenterrou 12 esqueletos, mais ou menos intactos, 10 dos quais tinham marcas de morte violenta.

NATURE

O primeiro esqueleto que a equipa descobriu estava deitado de bruços e foi espancado até à morte.

A antropóloga encontrou também um esqueleto de uma mulher com os restos mortais de um feto na cavidade abdominal do esqueleto.

"A minha interpretação é de que eram uma pequena comunidade e foram surpreendidos com um ataque"

As origens da guerra é um tema controverso, com uns a defender que faz parte da essência da natureza humana (que nascemos com capacidade para a violência organizada) e outros a sugerirem que a guerra apareceu com o conceito de propriedade, quando os humanos começaram a cultivar a terra.

O novo estudo revela que a guerra já era uma característica do ser humano há 10.000 anos, quando ainda éramos nómadas.

O massacre pode ser visto como uma invasão por recursos ou um confronto entre dois grupos sociais, escrevem os autores do estudo, sublinhando que aquelas mortes são o "testemunho mais antigo de violência entre grupos e de guerra".

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...