sábado, 5 de março de 2016

Cientistas descobrem nova espécie de polvo, que se parece com um fantasma

Cientistas descobrem nova espécie de polvo, que se parece com um fantasma

Cientistas norte-americanos anunciaram a descoberta de uma nova espécie de polvo, enquanto operavam um veículo remoto de monitorização do solo oceânico. O polvo foi baptizado de «Gasparzinho», em homenagem ao personagem animado, por se parecer com um fantasma.

«Ele apareceu como um incrível pequeno polvo sentado numa rocha e coberto por uma fina camada de sedimentos. É quase certo de que esta é uma espécie nova e pode ser que não pertença a nenhum género conhecido», disse o zoólogo Michael Vecchione, da Administração Atmosférica e Oceânica Nacional (Noaa, sigla em inglês).

O animal não possui células de pigmento típicas dos cefalópodes, «isto resultou numa aparência de fantasma, levando ao nome de Gasparzinho (Casper, em inglês), como o personagem do desenho animado», explicou Vecchione.

Além isso, o polvo «não parecia ter muitos músculos» e não possuía as nadadeiras próprias de polvos que vivem em águas mais profundas. «Isto [viver em grandes profundidades] é pouco comum [para polvos sem nadadeiras]», contou o cientista.

O «Gasparzinho» foi encontrado a 4.290 metros da superfície, uma profundidade recorde para polvos sem nadadeiras, de acordo com Vecchione.

Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...