quarta-feira, 18 de maio de 2016

Impressora 3D de Harvard consegue imprimir estruturas de metal no ar

Impressora 3D de Harvard consegue imprimir estruturas de metal no ar

Um grupo de investigadores do Wyss Institute de Harvard, em parceria com a John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences, criou uma impressora 3D capaz de criar estruturas de metal detalhadas. Em vez de imprimir uma camada sobre a outra, como impressoras tradicionais, a criação dos pesquisadores consegue imprimir as estruturas livremente no ar.

A impressora utiliza tinta composta por nanopartículas de prata. Além da tinta, também utiliza um laser de programação precisa que aquece a tinta assim que esta sai da impressora, solidificando-a no ar. Com isso, é possível imprimir fios com espessura menor que a de um fio de cabelo. A equipa chama o método de «laser-assisted direct ink writing» (algo como «escrita directa em tinta assistida por laser»).

Os investigadores detalharam o projecto num artigo no Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). O maior desafio, segundo eles, foi ajustar a relação entre o laser e a tinta. Se esta fosse aquecida cedo demais, solidificaria dentro do extrusor, entupindo-o; se fosse tarde demais, não se ligaria ao restante da estrutura, e o método não funcionaria. Um vídeo a mostrar a impressora em funcionamento pode ser visto abaixo:

Através deste método, é possível criar estruturas de metal flexíveis e com pequenos detalhes. Componentes desse tipo poderiam ser usados em futuros dispositivos vestíveis, bem como em sensores e em equipamentos médicos, segundo o Engadget.


Fonte: DD

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...