Um grupo de investigadores do Wyss Institute de Harvard, em parceria com a John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences, criou uma impressora 3D capaz de criar estruturas de metal detalhadas. Em vez de imprimir uma camada sobre a outra, como impressoras tradicionais, a criação dos pesquisadores consegue imprimir as estruturas livremente no ar.
A impressora utiliza tinta composta por nanopartículas de prata. Além da tinta, também utiliza um laser de programação precisa que aquece a tinta assim que esta sai da impressora, solidificando-a no ar. Com isso, é possível imprimir fios com espessura menor que a de um fio de cabelo. A equipa chama o método de «laser-assisted direct ink writing» (algo como «escrita directa em tinta assistida por laser»).
Os investigadores detalharam o projecto num artigo no Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). O maior desafio, segundo eles, foi ajustar a relação entre o laser e a tinta. Se esta fosse aquecida cedo demais, solidificaria dentro do extrusor, entupindo-o; se fosse tarde demais, não se ligaria ao restante da estrutura, e o método não funcionaria. Um vídeo a mostrar a impressora em funcionamento pode ser visto abaixo:
Através deste método, é possível criar estruturas de metal flexíveis e com pequenos detalhes. Componentes desse tipo poderiam ser usados em futuros dispositivos vestíveis, bem como em sensores e em equipamentos médicos, segundo o Engadget.
Fonte: DD
Sem comentários:
Enviar um comentário