domingo, 3 de outubro de 2010

Felixtowe, o primeiro avião porta-aviões



A necessidade de aviões carregar aviões começou já em 1916, quando nascia o hidroavião biplano inglês Felixtowe PorteBaby capaz de carregar o pequeno avião mono motor Bristol Scout na sua asa superior.



O avião porta-aviões mais “forçudo” da história da aviação foi o soviético TB-3, que apareceu em 1934 carregando 5 aviões! Dois Polikarpov I-5, dois I-16 e um Grigorovich I-Z.






Um dos experimentos mais interessantes foi a tentativa de aumentar a autonomia dos primeiros jactos. Foi desenvolvido um curioso sistema de acoplamento na ponta das asas do Bombardeiro B-29, na configuração Nave mãe e dois aviões “filhos”, no caso, dois F-87D. O projecto acabou de maneira explosiva, quando foi testado um sistema de acoplamento automático. Algo acabou dando errado na parafernália electrónica, fazendo com que as aeronaves batessem contra as asas do Bombardeiro. Todos os tripulantes das três aeronaves morreram, enterrando definitivamente o programa MX106.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...