domingo, 24 de outubro de 2010

KB 50 AVIÃO DE REABASTECIMENTO AÉREO

8 de Janeiro de 1962























O KB-50 era o antigo bombardeiro B-29 convertido em reabastecedor aéreo. Tinha uma grande autonomia e atingia grandes velocidades.

Em 8 de Janeiro de 1962, pelas 11:17 a.m. um grande reabastecedor aéreo de 4 motores descolou da base da Força Aérea de Langley, Vírginia, com 8 tripulantes com destino à base das Lajes nos Açores. O Major Bob Tawney era o seu piloto. De acordo com ordens, ele enviava mensagens todas as horas.
Uma frase transmitida, seguia algo como isto:
Este é Tyler 41. Estou em 37º 15 e uma latitude Norte, 70º longitude Oeste às 12:17 p. m., meu nível de voo é de 23.000 pés. Estou a voar com instrumentos, dirigindo 085 graus, velocidade é de 385 mph. A resistência é 11 + horas e meu destino é Lajes. Estou estimar 37º 30 latitude Norte, 65º longitude Oeste para 1 p.m. em seguida 37º 35 latitude Norte, 60º longitude Oeste. Peço para vocês reportarem ao Controle Oceânico de Nova Iorque.
Ás 1 p. m. Tawney ou o seu co-piloto Zoltan Szaloki foram ouvidos por um avião de transporte da marinha que seguia atrás deles cerca de uma hora.
Estavam tentando contactar o controle de Harmon, ou outras estações ao longo da costa leste. Entre as 1:10 e as 1:20 p. m. Tawney conseguiam contactar com o avião da marinha e informavam da sua posição, pedindo para estes retransmitirem ao controle.
Entretanto o avião enfrentava dificuldades, mas Tawney decidiu continuar em direcção aos Açores. Estavam nesse momento a norte das Bermudas sobre o local, onde meses antes havia desaparecido o Pogo 22 (um avião B-52) e 14 anos antes o Star Tiger (um avião Tudor IV).
Por volta das 7 p. m. na base das Lajes estavam ansiosos pela sua chegada, depois de uma busca via rádio não os conseguiu contactar, foi imediatamente requisitada uma busca em grande escala, que teve inicio cerca das 8:15 p. m.. De acordo com COMEASTAREA e COMUSFORAZ, vários comandos da Força Aérea, 162 aeronaves que somaram em 1369 horas de voo, com 7 navios da marinha dos Estados Unidos num total de 49 horas de buscas e 23 navios da Guarda Costeira dos Estados Unidos que totalizaram 236 horas de busca.
Além disso havia 5 navios da Guarda Costeira, que efectuaram todo o trajecto de voo do KB-50 de Langley até aos Açores, numa busca de 412 horas que cobre 440, 820 milhas quadradas do Atlântico, foi a maior busca efectuada ao desaparecimento de um avião ou navio, os resultados desta busca maciça foram mencionados no relatório do acidente.
Ponto um lê-se: Não foram encontrados sobreviventes, impedindo assim uma evidência de prova de acidente, onde basear a investigação. «Caso encerrado». O que aconteceu ao grande avião? O piloto de Virgínia disse que a transmissão de Tawney fora feita aproximadamente a 240 milhas da costa. A Guarda Costeira informou ter encontrado manchas de óleo, aproximadamente a 300 milhas da costa. Assim todos pensaram que o avião deixara de funcionar em alto mar, logo após a última transmissão de Tawney. Entretanto a Guarda Costeira não tinha conhecimento que Tawney tinha estado em contacto com o avião de transporte da marinha, que voava na mesma rota. A sua última
mensagem colocava-o longe do local onde fora encontrada a mancha de óleo, a norte das Bermudas, onde muitos outros haviam desaparecido inexplicavelmente.
A conclusão do relatório é realmente tudo o que pode ser dito. Quando adicionamos outros casos ocorridos na mesma zona, ele torna-se num teste padrão ao mistério inexplicável, a norte das Bermudas, perto do mar dos Sargaços, justificação o fenómeno do Triângulo das Bermudas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...